Outubro Rosa: Estudantes de Enfermagem e Psicologia continuam realizando ações de sensibilização

Fotos: Divulgação

Dando continuidade as ações de sensibilização do Outubro Rosa, estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia da FAACZ realizaram, no último dia 18, várias atividades: exposição de painéis educativos abordando temas do Outubro Rosa, painel no pátio principal com coração e laços rosa, entrega de laços rosa (símbolo da campanha).

 

Em sala privativa, com a preceptora do curso de Enfermagem, Sheila da Penha Moraes Santos, estudantes de Enfermagem orientaram a comunidade acadêmica da FAACZ sobre a importância da educação em saúde e sobre a realização do autoexame de mama, assim como, realizaram exame clínico da mama nas pessoas interessadas.

 

 

A ação de sensibilização contou com apresentação cultural e musical do grupo de teatro Preveart (prevenção através da arte), formado por representantes da Unidade de Saúde de Santa Cruz, que desde 2013 vem trabalhando a prevenção da saúde no Outubro Rosa, por meio de atividades lúdicas.

 

“Trabalhamos a prevenção através do lúdico de forma dançante mostrando com seriedade a importância do autoexame da mama e do exame Papanicolau, para que as mulheres possam detectar de forma precoce e assim ser tratada alcançando a cura, perdendo o medo da realização dos exames para prevenção”, explicou a coordenadora do grupo de teatro musical Preveart, Regina Aparecida de Souza Barth.

 

 

A coordenadora do Preveart afirmou ainda que: “Esse medo também precisa ser superado pelas mulheres já mastectomizadas, por isso, ensinamos a elas a produzirem sua prótese mamária, trazendo qualidade de vida e autoestima enquanto fazem o tratamento. Também orientamos os acadêmicos de Enfermagem sobre a qualidade da assistência dentro da Estratégia de Saúde da Família e a importância do enfermeiro, após formado, para a assistência e a escuta da queixa das pacientes”.

 

“Estamos no mês de outubro, onde comemoramos a luta contra o câncer de mama. Entendo ser de suma importância ações preventivas no que tange o controle desta patologia, investindo em orientações para qualidade de vida e detecção precoce. Envolver estudantes neste tipo de ação, é instigar, neles, movimentos em prol não apenas da prevenção desta patologia, mas em tantas outras. Trabalhando também a promoção, a saúde e o processo de reabilitação”, pontuou a preceptora do curso de Enfermagem da FAACZ, Sheila Moraes.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste