Outubro Rosa: Mesa-redonda na FAACZ aborda o Câncer de Colo de Útero e de Mama

Foto: Ariel Cerri

 

Dando continuidade as ações de conscientização do Outubro Rosa, professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Pedagogia e Ciências Contábeis da FAACZ participaram no último dia 10 de uma mesa-redonda que abordou o Câncer de Colo de Útero, com a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, da Secretaria de Saúde de Aracruz, Jaqueline Alves Caetano Medeiros e o Câncer de Mama com o clínico geral e obstetra, Dr. Sixto Nelson Quinõnez Diaz.

 

Também participaram do evento os funcionários da Fundação São João Batista (FSJB), a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, o coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Logística, prof. Izaque Vieira Ribeiro e alunos do curso Técnico em Enfermagem da escola Premier.

 

“Essa instituição tem um grande compromisso com a nossa sociedade, no que se refere à responsabilidade social e no bem-estar de seus alunos, professores e funcionários. Daí a importância de tratarmos de um tema tão relevante para a nossa comunidade local e acadêmica, principalmente, agora que temos cursos na área de Saúde”, disse a prof.ª Adriana na abertura do evento.

 

Segundo a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Jaqueline Medeiros o câncer antigamente era mais atribuído às mulheres. “Hoje, o câncer de colo uterino é o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina. É a quarta causa de morte por câncer de mulheres no Brasil e a sua incidência se dá mais em mulheres de 40 a 50 anos. É uma doença de desenvolvimento lento”, salientou.

 

A enfermeira ainda falou sobre os fatores de risco, tipos de tratamento e a importância da detecção precoce da doença, bem como do exame preventivo que pode salvar vidas. Em seguida, o Dr. Sixto explicou que: “O câncer de mama no Brasil é o segundo tipo de câncer mais incidente em mulheres e responde por aproximadamente 25% dos casos em todo o mundo. O câncer de mama é resultado do crescimento desordenado de células com potencial invasivo, que se dá a partir de alterações genéticas (hereditárias ou adquiridas). Os principais tipos são: carcinoma ductal e carcinoma lobular”.

 

De acordo com a pedagoga da escola Premier, Sandra Scarabelli Minchio, “a realização de eventos que envolvam alunos de cursos técnicos e superiores, assim como toda a comunidade escolar, possibilitam sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância da prevenção e o cuidado com a saúde”.

 

“É extremamente importante refletirmos sobre a prevenção e a atenção para os cuidados com o corpo, evidenciando medidas preventivas e de mama. Afinal, quando transmitimos o conhecimento aumentamos o autocuidado e melhoramos a qualidade de vida da população”, afirmou a estudante do curso de Enfermagem da FAACZ, Ada Sara Paiva Martins.

 

Segundo a aluna da escola Premier, Laryssa Alves, “a mesa-redonda foi excelente e um grande aprendizado para nós, enquanto técnicos de enfermagem, principalmente em conhecermos as formas de prevenção e sabermos identificar os sintomas do câncer. Quero agradecer a FAACZ pelo convite que nos foi feito”.

 

As ações de conscientização do Outubro Rosa continuam nos dias 22 e 29, das 19h às 21h, em sala privativa, com a professora Eliani Carrara Milani e estudantes de Enfermagem orientando a comunidade acadêmica da FAACZ sobre a importância da educação em saúde e sobre a realização do autoexame de mama, assim como, realizando exame da mama nas pessoas interessadas.

 

Na próxima quarta-feira, 24 de outubro, o curso de Enfermagem da FAACZ realiza mais uma mesa-redonda com a palestra sobre Violência à Mulher X Empoderamento Feminino, que será ministrada pela professora do curso de Direito da FAACZ, Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno e a ativista do Fórum de Mulheres do Espírito Santo – FMES, integrante do Comitê da Política da Articulação de Mulheres Brasileiras e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo – CEDIMES, Edna Calabrez Martins.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste