Palestra ministrada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio aborda bullying virtual e as penalidades legais

Fotos: Divulgação

Os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), participaram de uma palestra sobre a temática “Cyberbullying e suas consequências”, ministrada pelas alunas do 7º período do curso de Direito da FAACZ, Ana Paula Recla, Emmily Miranda Furlani, Kaori Sayara Eto e Wanderleia Daniel da Silva, juntamente com o professor de Direito Penal, Ronaldo Félix Moreira Júnior.

 

A palestra foi desenvolvida pelas universitárias de Direito orientadas pelo prof. Ronaldo e aconteceu no auditório da instituição de ensino. O bate-papo entre as acadêmicas e os alunos do CEA foi acompanhado pelos professores da escola, Patrik Borges do Nascimento Leal e Bruno Ferreira Costa, bem como pela auxiliar de Coordenação de Turno do CEA, Soraya Oliveira da Silva e pelo coordenador do curso de Direito da FAACZ, prof. Horácio Aguilar.

 

O objetivo da palestra foi expor aos alunos do Ensino Fundamental e Médio do CEA, as principais consequências da prática do cyberbullying, tanto na esfera criminal, civil quanto relacionado às questões psicológicas que afetam as vítimas. Além de orientar os estudantes sobre os perigos, penalidades e malefícios do cyberbullying, mostrando ainda através da lei que a internet não é um ambiente livre de penalidades, uma terra sem lei.

 

A palestra faz parte de um projeto de extensão “CyberBullying nas escolas” coordenado pelo professor Ronaldo Félix, que é especialista na área de Direito Digital e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais. Na ocasião, foi explicado para os estudantes do CEA o que é considerado bullying, o que a lei diz sobre o crime, quais as penalidades e riscos para quem pratica e para quem sofre.

 

Professores e alunas do curso de Direito da FAACZ responsáveis pela palestra

 

Segundo o professor Ronaldo é cada vez mais necessário conscientizar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio a respeito da importância de se combater a prática do bullying no campo virtual, no qual crianças e adolescentes possuem cada vez maior acesso.

 

“É importante ressaltar que a FAACZ tem tomado não apenas as medidas preventivas, como a realização desta palestra aos alunos do CEA, no combate às práticas de bullying, como possui um setor especializado ao atendimento de estudantes e profissionais da instituição, o NOAPS – Núcleo de Orientação de Apoio Psicopedagógico”, disse o coordenador do curso de Direito da FAACZ, prof. Horácio Aguilar. 

 

Para a estudante do curso de Direito da FAACZ, Wanderleia Daniel da Silva, é de fundamental importância trazer esse diálogo de combate e prevenção ao bullying e cyberbullying, principalmente no ambiente escolar, haja vista que as maiores vítimas e agressores são as crianças e os adolescentes, e, o principal ambiente onde estão inseridos é o ambiente escolar.

 

“É primordial o envolvimento da direção da escola, no sentido de empreender esforços para combater essas ações, esclarecendo aos alunos as atitudes, comportamentos e as consequências. Outrossim, é interessante manter um diálogo com os jovens não como forma de repreendê-los, mas sim para esclarecê-los, fazê-los questionarem a si próprios e compreenderem as suas ações e refletirem se suas atitudes estão corretas”, pontuou a universitária da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste