“Política e Direito em tempo de exceção da Covid-19” foi tema de Seminário do curso de Direito da FAACZ

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná, Antônio Carvalho Filho, durante live do II Seminário do curso de Direito da FAACZ. Foto: Divulgação

 

Do dia 06 a 10 de julho aconteceu o II Seminário remoto do curso de Direito da FAACZ. “Política e Direito em tempo de exceção da Covid-19” foi o tema central dessa edição que contou com a participação de estudantes, docentes, profissionais do Direito e pessoas da comunidade interessadas pela temática. O evento foi realizado na plataforma digital Teams da Microsoft e acompanhado pelo coordenador do curso de Direito, prof. Wagner Carmo.

 

As palestras de abertura foram com o advogado, mestre em Direito e prof. Alexandre Amui, que abordou o Acidente de trabalho: efeitos da Covid-19 na saúde, higiene e segurança dos trabalhadores” e com o advogado criminalista e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/ES, Pedro Ramos, que falou sobre os “Direitos Humanos em tempos de Cólera: a humanidade em xeque no Século XXI”.

 

No segundo dia, a professora, mestre em Direito e advogada, Luiza Baleeiro conversou com os participantes sobre “A Relevância dos Direitos Sociais em momentos de crise – Medidas adotadas no Brasil e nos principais países do mundo”. Em seguida, foi a vez dos participantes conhecerem o funcionamento da “OAB-Aracruz”, com o advogado e presidente da Subseção OAB/ES na cidade de Aracruz, Felipe Selvatici.

 

Vikings do Século XXI: Reflexões sobre a identidade naturalista e os movimentos neonazistas por meio da escrita medieval no Séc. XIIIfoi o tema abordado pelo doutorando em História da UFMT, André Araújo de Oliveira, na última quarta-feira (08). Logo depois, os participantes puderam conversar com o mestre em Direito e Garantias Fundamentais, prof. Ronaldo Felix sobre “O discurso do medo como legitimador da violência e do estado de exceção permanente”.

 

O professor Ronaldo Felix pontuou a importância do evento realizado pelo curso de Direito da FAACZ: “Creio que o Seminário tenha sido uma interessante ferramenta não apenas para atualizar os estudantes quanto aos reflexos jurídicos de questões atuais, como também para apontar a importância da pesquisa no campo do Direito, desenvolvendo o pensamento crítico. Tais medidas são tão necessárias ao processo de aprendizagem quanto o estudo da lei”, ressaltou o mestre em Direito e Garantias Fundamentais.

 

No dia 09, o professor e administrador de empresas, Luciano Forrechi falou sobre o “Desenvolvimento pessoal e a gestão de carreiras” e o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná e vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Processual, mestre em Direito pela Universidade de Coimbra – Portugal e doutorando em Direito Processual pela PUC-SP, Antônio Carvalho Filho abordou “O controle da discricionariedade da decisão judicial”.

 

O encerramento do Seminário contou com Barbara Frigini De Marchi, psicóloga efetiva da Secretaria de Estado da Saúde, doutoranda e mestre pela UFES, especialista em Psicologia Hospitalar e Saúde, falando sobre “Saúde Mental na pandemia”. O coordenador do curso de Direito e advogado, prof. Wagner Carmo abordou “O desmonte das políticas públicas ambientais no Brasil”. Wagner é mestre em Tecnologia ambiental e doutorando da UFRRJ.

 

Para a estudante Alexia Pereira Azeredo, do 7º período do curso de Direito da FAACZ, as palestras realizadas durante o II Seminário remoto foram esclarecedoras: “As exposições dos palestrantes foram gratificantes, com abordagem técnica, e ao mesmo tempo com simplicidade em trazer o conhecimento e o propagar. Agradeço pelo empenho e dedicação de nossos professores e palestrantes. Desejo aos estudantes do curso de Direito sabedoria nessa caminhada pelo conhecimento”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste