Presidente do CAU-ES conversa com alunos de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ

Na última segunda-feira (02/10), estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ conversaram com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), arquiteto urbanista Tito Augusto Abreu de Carvalho que falou sobre o conselho, como funciona e sua importância, mercado de trabalho, ética e legislação, bem como as diversas áreas onde o arquiteto urbanista pode atuar.

 

Foto: Alessandro Bitti

O presidente do CAU/ES também ressaltou a importância de fazer parte do conselho. “No Brasil, para exercer a profissão, uma vez que esta é regulamentada, é preciso obter o registro profissional no CAU/ES, estar em dia com a anuidade, registrar os trabalhos produzidos, ter se formado em uma faculdade reconhecida e registrada pelo MEC”, disse. Na ocasião, Tito ainda destacou que os arquitetos do Espírito Santo registrados no conselho podem exercer a Arquitetura em todo o Território Nacional.

 

Tito também explicou para os estudantes qual a finalidade do conselho: “O CAU como qualquer conselho serve para proteger a sociedade contra os maus profissionais ou os não profissionais, ou seja, os leigos. O objetivo é fiscalizar e orientar a sociedade para que, nós enquanto arquitetos, possamos gerar cidades melhores”. O presidente do CAU/ES também disse para os universitários que não existe apenas o Conselho de Arquitetura e Urbanismo há outros órgãos que podem auxiliar os profissionais como o Sindicato de Arquitetura e Urbanismo e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

 

Para a estudante do 10º período, Tamires Pereira Santos, o encontro com o presidente do CAU/ES foi muito importante. “Estamos concluindo o curso na FAACZ e apesar das informações passadas pelos professores, muitas dúvidas ainda surgem. O presidente do CAU/ES foi bem feliz em sua fala, ao explicar como surgiu o conselho em 2010 e sua missão enquanto órgão regulador de nossa profissão. Além disso, aprendemos que ser arquitetos é mais que um diploma e uma luta por reconhecimento, temos um dever social paralelo a nossa futura carreira”, afirmou.

 

O encontro entre os universitários e o presidente do CAU/ES foi organizado pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, prof.ª Ivana Souza Marques, que falou sobre a importância de aproximar os acadêmicos do conselho profissional. “Promover este encontro entre CAU/ES e academia é uma forma, não apenas de apresentarmos o conselho, mas de sensibilizarmos os alunos quanto à observação e atuação dentro do cumprimento da ética profissional, uma vez que temos um órgão que nos regulamenta. É também um momento importante de convocação para a participação dos estudantes nas tantas lutas e conquistas que ainda precisam vir por nossa profissão”, explicou a prof.ª Ivana.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste