Primeiros Socorros é tema de palestra para alunos dos cursos da Saúde

Fotos: Ariel Cerri

 

O 1º Sargento Bernardes da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Aracruz ministrou uma palestra sobre Primeiros Socorros para os estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia da FAACZ. A palestra é uma parceria entre a faculdade e a Associação Amigos da Justiça Cidadania, Educação e Arte do município de Ibiraçu, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) do Ministério da Saúde e incentivo fiscal da empresa Vale.

 

Como proceder para dar um suporte básico de vida a uma pessoa que sofre algum acidente, quais são os primeiros procedimentos a serem adotados e observados para salvar uma vida foram alguns dos temas abordados pelo 1º Sargento Bernardes, que falou ainda sobre o histórico do atendimento pré-hospitalar (APH), o modelo de APH adotado no Brasil que é o americano.

 

 

Bernardes alertou que: “a principal causa-morte pré-hospitalar é a falta de atendimento. A segunda é o socorro inadequado”. O palestrante falou também sobre Anatomia e Fisiologia, Sistema Circulatório, Primeiros Socorros aspectos ético e legal, o papel do socorrista, cuidados no local do acidente, os tipos de traumatismos, atropelamentos, a tríade do atropelamento, hemorragias, ferimentos, dentre outros temas.

 

O evento aconteceu no auditório da faculdade e contou com a participação de docentes; da coordenadora do curso de Psicologia, prof.ª Flávia Moreira Marchiori e de representantes da associação: Dailani Zucoloto (analista administrativo), Danielly Leonel (técnica de Enfermagem) e Gabriel Ribeiro (estagiário de Serviço Social).

 

Parceria

 

A parceria entre a FAACZ e a associação prevê a realização de fóruns presenciais para os estudantes dos cursos da área da Saúde: Enfermagem e Psicologia. Ao todo serão realizados cinco encontros com os temas: Primeiros Socorros; Atendimento Humanizado; Estatuto da Pessoa com Deficiência; Trabalho Cooperado em Saúde; Rotinas e Procedimentos da Saúde.

 

Associação Amigos da Justiça Cidadania, Educação e Arte

 

A Associação Amigos da Justiça Cidadania, Educação e Arte é credenciada pelo Ministério da Saúde no PRONAS/PCD e está executando o primeiro projeto na área da Saúde por meio de capacitações ofertadas para psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, dentre outros, que atendem nas associações Pestalozzi, APAE e toda a rede nos municípios de Aracruz, João Neiva, Ibiraçu e Fundão.

 

O programa

 

O PRONAS/PCD foi instituído pela Lei nº 12.715/2012 e normatizado pela Portaria GM/MS nº 1.550/2014, com alterações dadas pelas Portarias nº 1.575/2014 e Nº 275/2016. O programa do Ministério da Saúde incentiva ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, na área da pessoa com deficiência.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                  
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste