Professor da FAACZ fala sobre área de Engenharia de Segurança do Trabalho

Foto: Divulgação

 

O professor orientador da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da FAACZ, George Scarpat Giacomin, explicou que a segurança e a saúde são campos interdisciplinares, que requerem, na maioria das vezes, esforços de profissionais das mais diferentes áreas para identificar os perigos, quantificar os riscos e criar soluções efetivas, realizando trabalhos conjuntos para a obtenção de produtos, bem como desenvolvendo operações e sistemas seguros.

 

“A prevenção de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e consequente melhoria das condições sociais. Conforme disposição da Lei 7.410/1985, que cria a profissão, as empresas devem ter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura, geologia ou agronomia, especializados em Engenharia de Segurança e Higiene do Trabalho”, afirmou Scarpat.

 

Ainda de acordo com o professor orientador, “o profissional que possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho está apto para atuar nas áreas da saúde do trabalhador e do meio ambiente do trabalho segundo os novos referenciais de saúde pública e ambiental trazidos pela Constituição Federal. Para possibilitar atendimento das necessidades do mercado de trabalho, surge a Engenharia de Segurança do Trabalho como profissão”.

 

Segundo George, “o engenheiro de segurança do trabalho atua na gestão de Segurança do Trabalho nas empresas, sejam elas, grandes, médias ou pequenas. Ele é responsável por supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho, bem como estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos, com vistas especialmente aos problemas de controle de risco e de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento. Além de realizar avaliações ambientais para determinar as condições do ambiente de trabalho, caracterizando e avaliando os riscos presentes na atividade buscando mitigar as possíveis causas de um acidente de trabalho”.

 

No ano passado, a FAACZ seguindo uma tendência de mercado começou a ofertar a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Com essa especialização, o egresso da FAACZ ou de outra instituição de ensino está apto a desenvolver e se responsabilizar por projeto; construção; montagem; instalação e manutenção do meio ambiente de trabalho, bem como a fomentar o desenvolvimento sustentável dos ambientes de trabalho sob o espectro social no contexto econômico dos investimentos públicos e privados.

 

Quer saber mais sobre a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da FAACZ, clique aqui.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Holler Box