Professores e universitários da FAACZ participam da 3ª edição da Jornada das Engenharias

Fotos: Ariel Cerri

 

Na semana passada, a FAACZ realizou a 3ª edição da Jornada das Engenharias (JOENG) que teve como tema central “Você é um caso de sucesso”. A abertura oficial do evento aconteceu no auditório da faculdade e contou com a presença da presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral, que deu boas-vindas aos participantes, e do coordenador dos cursos de Engenharia, prof. Harerton Dourado.

 

Professores e estudantes dos cursos de Engenharias Civil, de Produção, Mecânica e Química puderam conversar com os egressos da FAACZ, Sander da Silva Zambon (Engenharia Mecânica), Mario César Môro Devens (Engenharia Química) e Geiseane Ponciano Mantovani (Engenharia Civil), e ainda com o diretor da Imetame Logística, Giuliano Favalessa sobre mercado de trabalho, o dia a dia do profissional da Engenharia e experiências profissionais no exterior.

 

No segundo dia do evento, estudantes e professores conversaram com os egressos da FAACZ, Tassia Frossard Coslop (Engenharia Mecânica), Hudson Bolsoni Carminati (Engenharia Química), Breno Godinho (Engenharia Civil) e Loraydhan Antônio Miranda Júnior (Engenharia de Produção). Após o bate-papo com os egressos aconteceu a palestra sobre “O papel dos profissionais de Engenharia na Indústria 4.0”, ministrada pelo engenheiro eletricista Élio Monteiro Berlinck e pelo engenheiro civil Ivan Bastos.

 

 

Também participaram da palestra, a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (CREA-ES), a engenheira civil Lúcia Vilarinho; o diretor do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (Senge-ES), engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Rogério Ramos; o diretor administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais dos CREAS (Mútua), Portugal Sampaio e o gerente de fiscalização do CREA-ES, Almir Costa Silva.

 

“A importância do autoconhecimento no início de carreira” foi tema da palestra ministrada pela sócia da Multi Núcleo Treinamentos Integrados, Soliana Angeli, no encerramento da JOENG. Na ocasião, professores e alunos dos cursos de Engenharia também puderam conversar com os egressos, Luciano Wotikoski Sartori (Engenharia Mecânica), Iago Sabará Auer (Engenharia Civil), Janine Oliveira Ferreira (Engenharia de Produção) e Tiago Bernarda de Oliveira Poltronieri (Engenharia de Produção).

 

 

Representantes do Instituto Jovens Líderes e da Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (AMEAR) também conversaram com os estudantes das Engenharias. Rodolfo Pianca de Castro Alves, que é egresso da FAACZ do curso de Engenharia Mecânica e faz parte da turma de 2019 da formação de jovens líderes, falou sobre o objetivo do instituto, criado pela AMEAR em 2018, que visa formar jovens lideranças e empreendedores. Também conversou com os universitários o secretário executivo da AMEAR, Lennon Guidolini.

 

A ideia dessa edição da JOENG foi mostrar que existe uma infinidade de possibilidades para nossos alunos quando eles concluírem seus cursos, desde que haja dedicação e empenho. Nesse sentido, foi especial a participação de egressos que, inclusive do exterior, compartilharam suas experiências após à graduação”, explicou o coordenador das Engenharias da FAACZ.

 

 

O professor Harerton Dourado concluiu dizendo: “Como tradicionalmente é feito, palestrantes trouxeram temas relevantes e atuais a fim de motivarem uma reflexão quanto às atitudes e competências esperadas pelo mercado de trabalho. Nesse sentido, algo que chamou à atenção foi os palestrantes ressaltaram que, hoje, a atitude pessoal de um funcionário pesa mais do que a sua capacidade técnica quando uma empresa precisa demitir um colaborador”.

 

Saiba a opinião dos universitários sobre o evento

 

“A JOENG é uma ótima oportunidade de abrir mentes, assim como criar diferentes perspectivas do mercado de trabalho. Ouvir um pouco da trajetória das pessoas nos ensina como agir e não agir, fazendo com que nossas mentes se tornem mais maduras vislumbrando novos objetivos profissionais”. Ingrid Dela Valentina Sírtoli, 8º período (Ciclo 2/Módulo IV) de Engenharia Civil.

 

“Com a JOENG foi possível ver o sucesso que uma formação de ensino superior pode trazer, através da presença dos egressos, que nos contaram suas experiências e como estão depois da conclusão dos seus cursos. Outro ponto importante foi as informações passadas sobre o mercado de trabalho, sobre o que o mercado espera dos futuros engenheiros e também dicas de como concluir o curso com maior aproveitamento”. Hallana de Souza Miossi, 2º período (Ciclo 2/Módulo I) de Engenharia Mecânica.

 

“O evento foi enriquecedor. A partir das experiências comentadas pelos egressos, obtivemos noções da personalidade do profissional requerida pelo mercado, além de aprender sobre temas importantes como a indústria 4.0, assunto com o qual nós, como engenheiros, devemos estar sempre atualizados”. Thainá Cosme Rocha, 6º período (Ciclo 3/Módulo III) de Engenharia Mecânica.

 

“A JOENG foi um evento que instigou e contribuiu para o crescimento acadêmico e profissional dos estudantes de Engenharia”. Pâmela Albuguethi de Marchi, 10º período de Engenharia de Produção.

 

“O evento como em todo ano foi bom. As palestras dos ex-alunos e de empresários locais, contribuem para que tenhamos uma visão otimista e maior conhecimento do mercado de trabalho”. Pedro Roberto Araujo Santos Filho, 10º período de Engenharia Química.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste