Projeto de intervenção do curso de Enfermagem da FAACZ ajuda a melhorar a qualidade de vida de idosos

Foto: Divulgação

 

Idosos de Aracruz e região que frequentam diariamente o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Maria José Coutinho Devens”, no bairro Jequitibá em Aracruz, tiveram um dia diferente. Estudantes do curso de Enfermagem da FAACZ realizaram no último dia 28 a culminância do projeto de intervenção “Envelhecimento Saudável”, que visa a melhoria da qualidade de vida do idoso. Também marcaram presença no evento a coordenadora do CCI, Lucélia Santana Oenes Vieira; a assistente social do CCI, Samantha Selvatici Gomes Moci e a secretária de Desenvolvimento Social de Aracruz, Rosilene Filipe dos Santos Matos.

 

Na ocasião, os idosos apresentaram uma cantata de agradecimento aos alunos do curso de Enfermagem e os universitários recitaram poemas. Várias brincadeiras e jogos criaram um momento de lazer e interação entre os participantes, que ao final do encontro partilharam de um coffee break com bolos, frutas e sucos. “Eu gostei muito do tempo que vocês estiveram aqui conosco. Quero muito que vocês fiquem e continuem conosco o ano que vem. Porque eu gosto muito de vocês. Deus abençoe a todos”, disse emocionada a dona de casa Maria da Glória Martins Ferreira de 64 anos.

 

“Com a iniciativa das acadêmicas do curso de Enfermagem da FAACZ, na execução de seu projeto de intervenção, constatamos que ao participarem dos encontros, os idosos resgataram sua vaidade e alegria de poder estar com outras pessoas. E também, ter um espaço social, no qual podem realizar diversas atividades e ao mesmo tempo conversar, fortalecer laços e fazer novas amizades”, ressaltou a coordenadora do CCI, Lucélia Santana.

 

Ainda segundo Santana: “É com muita satisfação que os profissionais do Centro de Convivência do Idoso agradecem a parceria com as acadêmicas do curso de Enfermagem da FAACZ, que proporcionaram aos nossos idosos momentos agradáveis, nos quais eles ampliaram o ciclo de amizades, fortaleceram o convívio social, além de receberem o carinho e a dedicação das acadêmicas. Para o próximo ano, esperamos que essa parceria continue. Desejamos ainda sucesso as acadêmicas. Nosso muito obrigado”.

 

Envelhecimento Saudável

 

O projeto de intervenção “Envelhecimento Saudável” foi realizado no Centro de Convivência do Idoso entre o dia 24 de outubro e 28 de novembro de 2018 pelas estudantes do curso de Enfermagem: Eliane Viana Correia Santos, Keli Capucho Tolentino, Letícia Caliman Oliveira, Ludmila Daniel Rocha, Rosani Leite e Ana Glória Gama de Oliveira (participação voluntária).

 

Durante 12 encontros foram desenvolvidas várias atividades como: Roda de conversa, palestras e oficinas, que abordaram os seguintes temas: Autoestima no idoso; câncer de mama, de colo de útero e preventivo; câncer de próstata; importância de manter a mente ativa; dia da beleza; educação em saúde bucal; sexualidade na terceira idade; direitos dos idosos e outros assuntos de interesse da comunidade idosa frequentadora do Centro de Convivência.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...



Aberto o período de inscrição para as Bolsas de Estudo 2019 da Fundação São João Batista - mantidas FAACZ e CEA.

 

Saiba mais

 

Holler Box