Projeto social do curso de Enfermagem da FAACZ beneficia crianças e jovens do bairro Morobá em Aracruz

Foto: Divulgação

 

Considerando que a educação deve estar vinculada à prática social e que o ensino deve ser acompanhado de ações e, sempre que possível, deve propiciar aos alunos a oportunidade de agir, estudantes do curso de Enfermagem da FAACZ começaram, este mês, a executar o projeto “Intervenção e Prevenção a Saúde” no bairro Morobá, no município de Aracruz onde funciona o projeto “Minha Chance”, que é coordenado por Terezinha Moro Devens e Maria Rosa Aparecida de Souza.

 

O “Minha Chance” atende mais de 100 crianças e adolescentes com oficinas de esporte, leitura, artesanato, reforço escolar e pintura em tela, e agora conta com o apoio dos estudantes de Enfermagem que irão realizar atividades de intervenção e prevenção a saúde nos mais diversos aspectos educacionais, sociais, culturais e ambientais. Os encontros entre os acadêmicos e as crianças e adolescentes do “Minha Chance” acontecem até o fim do ano, de 15 em 15 dias, todas as quartas-feiras. O trabalho dos alunos da FAACZ está sendo supervisionado pelo coordenador do curso, professor João Carlos Arivabene e pela professora Helania Mara Grippa.

 

Durante todo o semestre, os alunos de Enfermagem irão realizar palestras, oficinas e atividades, como: aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e orientações sobre hipertensão e diabetes, bem como seus riscos para os pais/responsáveis das crianças e adolescente do projeto “Minha Chance”. Até o mês de dezembro o curso de Enfermagem da FAACZ irá receber doações de sucos e leite. Interessados em fazer parte desse ato solidário, em prol dos jovens atendidos pelo “Minha Chance”, podem conversar com a Coordenação do curso de Enfermagem pelo telefone (27) 3302-8058, toda terça e sexta-feira, das 16 às 21 horas.

 

Para a aluna Ana Glória Gama de Oliveira, “a parceria entre o “Minha Chance” e a FAACZ oportunizou para nós estudantes do curso de Enfermagem, além da construção do conhecimento, um olhar especial de encontro do outro, valorizando o respeito, o cuidado, o carinho e afeto enquanto crianças que necessitam de algo mais além da alimentação. Foi uma grande alegria estar com aquelas crianças e saber que fiz uma pequena diferença na vida de cada uma”.

 

O pensamento de Ana Glória é compartilhado pela também aluna de Enfermagem, Eliane Moreira Sigesmundo Pita, “participar desse projeto irá possibilitar novos conhecimentos que irão nos preparar melhor para as palestras que iremos realizar. Além disso, é a oportunidade de estarmos em contato com crianças que necessitam de uma assistência social e afetiva muito grande. Com essa ação, estaremos plantando uma sementinha de qualidade de vida, e em um futuro breve, teremos jovens mais conscientes da importância da saúde e da prevenção em suas vidas”.

 

“Estamos muito felizes com essa parceria da FAACZ. Estamos certos de que muito contribuirá para o crescimento de nossas crianças e jovens. Sem contar que dará a eles oportunidades e experiências inesquecíveis”, ressaltou a coordenadora do projeto “Minha Chance”, Maria Rosa Aparecida de Souza.

 

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene, o projeto “Intervenção e Prevenção a Saúde” proporcionará ganho a todos. “Para os alunos de Enfermagem será a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala, e ainda, vivências da realidade social, principalmente em uma comunidade que está a margem de nossa sociedade. Já para as crianças e jovens atendidos pelo projeto “Minha Chance”, irá proporcionar condições necessárias para o crescimento de indivíduos capazes de desenvolverem seus papeis enquanto cidadãos, criando assim, oportunidades para sonharem por um futuro melhor”.

                  

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...



Aberto o período de inscrição para as Bolsas de Estudo 2019 da Fundação São João Batista - mantidas FAACZ e CEA.

 

Saiba mais

 

Holler Box