Psicologia: Universitários falam sobre “Ansiedade” com pacientes do Centro de Hemodiálise de Aracruz

Foto: Divulgação

Os alunos do 7º período do curso de Psicologia da FAACZ, Jossana Ribeiro Viana, Lorrayne Del Caro Zanoni, Nathália Cristina Piffer Deptulsqui Natali e Welington Nascimento Ribeiro Filho realizaram, no mês de março, uma ação de orientação aos pacientes do Centro de Hemodiálise de Aracruz acerca do tema “Ansiedade”. 

 

Na ocasião, os universitários dialogaram com os pacientes sobre a temática, explicando tópicos como o que é a ansiedade, quais são os sintomas, como reconhecer quando estou (ou alguém está) tendo uma crise de ansiedade e o que fazer em situações assim. Durante o encontro, os pacientes foram muito participativos e tiraram muitas dúvidas sobre sintomas de ansiedade que muitas vezes os acometem ou acometem familiares e conhecidos. 

 

Para o enfermeiro nefrologista Julio Correa, o tema tem relevância para a sociedade de forma geral e, em especial, para o paciente em tratamento dialítico. “O tema trata diretamente do dia a dia do renal crônico, eles vivem em um nível tensional muito grande, por se tratar de um tratamento complexo para manutenção da vida”, explicou Correa.

 

De acordo com a aluna de Psicologia, Jossana Ribeiro Viana, essa foi uma experiência diferente, no entanto marcante e por assim dizer, fenomenal para incluir em sua base acadêmica de estudante em formação.

 

“Lidar com pessoas em um tratamento que exige tantos cuidados como a hemodiálise demonstra o quanto de humanidade se deve ter, ao olhar não somente a doença, mas o humano que existe por trás dela. Não somente sensibilidade, mas empatia contribuem para esse trabalho, e informar sobre a ansiedade foi de extrema importância, sendo está o principal “mal do século” segundo especialistas”, pontuou a universitária da FAACZ.

 

A atividade foi acompanhada pela psicóloga do Centro de Hemodiálise de Aracruz, Karina de Andrade Fonseca, que também é coordenadora e docente do curso de Psicologia da FAACZ.

 

“Promover este encontro entre a academia e a prática por meio de ações de extensão, visando aproximação dos conhecimentos psicológicos da sociedade, traz benefícios para a formação do aluno e para os pacientes, pois esperamos que ações assim incentivem que os mesmos busquem informações a respeito do assunto que possam se tornar em ações de autocuidado”, afirmou Karina.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste