Quarentena não parou a Pesquisa na FAACZ

A necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade da suspensão, desde o final do mês de março, das aulas presenciais da FAACZ. Com isso, outras atividades também poderiam ser afetadas, exigindo flexibilidade e inovação. Este é o caso dos Trabalhos de Iniciação Científica.

 

Um dos pontos fortes de atuação da FAACZ, a Iniciação Científica envolve professores e alunos no desenvolvimento de pesquisas abrangendo os diferentes cursos da faculdade. Alguns trabalhos, envolvem a necessidade de pesquisas em campo e, portanto, também se adaptaram à nova realidade. Este é o caso, por exemplo, de dois dos trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia Mecânica, sob orientação do prof. Dr. Harerton Dourado.

 

“Os projetos previstos para conclusão este ano envolvem melhorias em equipamentos dos nossos laboratórios. O distanciamento social fez com que o foco das pesquisas fosse direcionado ao projeto dessas melhorias, e isso abriu a possibilidade para o desenvolvimento de trabalhos futuros, voltados à execução dos projetos desenvolvidos esse ano”, explicou Harerton.

 

Outro trabalho, na área das Engenharias, que tem como objetivo o desenvolvimento e confecção de um reator de pirólise, não teve seu cronograma alterado, tendo em vista que a empresa parceira no desenvolvimento do projeto, permitiu condições logísticas para que o trabalho não fosse interrompido.

 

Neste caso, o professor Dr. Marcos Halasz ressalta que: “Hoje é possível fazer o que era inconcebível há alguns anos atrás. A tecnologia remota permite o desenvolvimento de projetos sem que haja a perda da qualidade dos dados”.

 

Outro projeto desenvolvido pelo professor Marcos, só que na área da Saúde também está usando estas mesmas tecnologias remotas para avaliar o descarte de resíduos hospitalares no município de Aracruz e os resultados estão sendo positivos e o cronograma está mantido.

 

Já a professora Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli é responsável pelo projeto de Pesquisa de Iniciação Científica intitulado “O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’S no ensino da leitura e escrita” que está sendo desenvolvido pela aluna Alessandra Ribeiro, do 5º período do curso de Pedagogia.

 

O referido tema é motivado pela percepção de que o uso das tecnologias digitais é uma atividade bastante vivenciada no cotidiano pelas crianças, o que levou a investigar como o ensino da leitura e da escrita pode ser potencializado por meio do ambiente virtual. Nesse sentido, chamou atenção a relevância dessa abordagem e o papel do professor neste processo de ensino-aprendizagem. 

 

“Para garantir uma boa formação de leitores e escritores, e, acima de tudo incentivá-los, foi proposta uma pesquisa de campo com docentes e equipe pedagógica de uma escola particular, com o objetivo de verificar como se dá e deveria ser o domínio das linguagens envolvidas nas interfaces digitais”, explicou a professora Adriana.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

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