Roda de Conversa: Alunos de Administração debatem sobre Agroturismo

Foto: Alessandro Bitti

Ontem (21/09), à noite, os alunos do 6º período de Administração da FAACZ participaram de uma Roda de Conversa sobre Agroturismo organizada pelo prof. Edivan Guidote Ribeiro, que ministra a disciplina de Gestão Pública. A atividade faz parte das ações do Programa de Responsabilidade Social da faculdade e teve como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da realidade de uma política pública, sua influência nos negócios, com foco no Agroturismo do município de Aracruz.

 

Na ocasião, os universitários conversaram com a turismóloga e historiadora, Elisa Bernardi, que é gerente de turismo da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, da Prefeitura de Aracruz e com o presidente da Associação de Agroturismo de Aracruz (Agrotur), Mauro De Martha.

 

Durante o bate-papo com os estudantes a turismóloga esclareceu o que está envolvido no conceito de Agroturismo e falou sobre as possíveis parcerias com o Poder Público para incrementar essa área de negócio e lazer. Já o presidente da Agrotur citou vários exemplos para retratar a realidade atual do negócio de Agroturismo em Aracruz, listou dificuldades, mas também as vantagens de negócios focados neste setor.

 

Mauro deixou claro que existem grandes oportunidades neste mercado, tanto para gestores quanto para empreendedores, mas ainda inexploradas, no município de Aracruz. “Saí para estudar e demorei muito a voltar para a roça, mas voltei. Entendo que o que eu fizer e o que vocês fizerem para ajudar o Agroturismo será um legado para o futuro, para outras gerações” declarou Martha, convicto desta realidade.

 

Segundo o prof. Edivan promover estes espaços de discussão é papel da FAACZ. “Para os alunos, compartilhar experiências concretas com pessoas envolvidas diretamente com empreendimentos rurais faz com que os mesmos percebam como as políticas públicas afetam os negócios e como o Agroturismo pode ser uma estratégia de Gestão Pública, não somente para aumentar a renda da população rural, mas também para fixar o homem no campo, valorizar a cultura local e promover o desenvolvimento sustentável do município”.

 

“Tive a oportunidade de conhecer a realidade do Agroturismo em Aracruz e as dificuldades que o negócio está enfrentando na região. Pude constatar que vai muito além de vender produtos ou oferecer serviços, mas também há o empenho para resgatar e preservar aspectos culturais que estão cada dia menos valorizados”, afirmou o estudante de Administração, André Campagnaro sobre a Roda de Conversa promovida no auditório da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste