Roda de Conversa: Campanha Maio Laranja tem apoio do curso de Psicologia da FAACZ

“Esse é mais um momento de interatividade do curso de Psicologia, que tem sido muito rico de aprendizado para os nossos alunos”, afirmou a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, prof.ª Karina Fonseca. Na ocasião, a coordenadora deu as boas-vindas aos alunos do 1º, 3º e 5º períodos e as palestrantes convidadas, a assistente social Adriana Moreira Dominato Paiva e a psicóloga Beatris Bressanelli, servidoras públicas, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), da Prefeitura de Aracruz.

 

“Maio Laranja: a atuação da Política Pública de Assistência Social no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” foi o tema central da Roda de Conversa, que foi aberta ao público em geral, e transmitida pela plataforma Teams da Microsoft, no último dia 13. Durante o bate-papo, a coordenadora da FAACZ citou o caso da jovem Araceli, assassinada de maneira brutal em 1973, no Espírito Santo, aos 8 anos de idade, no dia 18 de maio.

 

Em seguida, as palestrantes convidadas, se apresentaram e falaram um pouco sobre as suas formações acadêmicas, trajetórias e experiências profissionais. “A Política Pública de Assistência Social deu um avanço com a Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, que reconhece as pessoas como tendo direitos e deveres e coloca a Assistência Social lado a lado com a Saúde”, explicou Adriana Moreira.

 

Servidoras falam sobre Políticas Públicas de Assistência Social. Foto: Divulgação

Ainda de acordo com Adriana: “Aracruz tem nove CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que são uma porta de entrada das Políticas Públicas em nosso município. Já o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) só temos um para atender a demanda de todo o município. Todo o nosso trabalho começa pela escuta, ouvindo crianças, jovens, mulheres e idosos que sofrem algum tipo de violência ou exploração”, ressaltou a servidora pública.

 

Logo depois, Beatris Bressanelli, explicou o trabalho que os psicólogos e assistentes sociais realizam dentro dos CRAS e do CREAS. “O psicólogo e a assistente social têm diferentes papeis. Temos um olhar diferente para ver a mesma situação, pois trabalhamos a família e o indivíduo. Por isso, a parte fundamental de um atendimento é ouvir, orientar e promover grupos. O nosso trabalho como psicólogo é empoderar o indivíduo para que ele possa reestruturar a sua vida. O nosso atendimento é institucional e não clínico”, afirmou a psicóloga da Semds. 

 

De acordo com as servidoras públicas, o trabalho de abuso e exploração sexual em Aracruz é muito complexo devido ao tamanho territorial do município com vários distritos, o Porto em Barra do Riacho, e por ser cortado por várias rodovias federais como a BR-101 e a BR-257, assim como, pela morosidade processual do poder judiciário, no andamento de processos e na resolução dos casos de abuso e de exploração, apresentados pelos CRAS e CREAS. Após os esclarecimentos, foi aberto um espaço para debate e os universitários de Psicologia puderam fazer várias perguntas as palestrantes convidadas.

 

“O contato com as profissionais da assistência social nos permitiu entender melhor, através das experiências relatadas por elas, os temas abordados na disciplina de Políticas Públicas, confirmando a grandeza e importância desse serviço, também na luta pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do nosso município”, disse a estudante do 5º período de Psicologia da FAACZ, Mara Adriana Guidolini.

 

Maio Laranja

 

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) apoia um projeto de lei para a regulamentação da campanha Maio Laranja, e a data escolhida é o dia 18 de maio. Maio Laranja é uma campanha de proteção a exploração sexual de crianças e adolescentes lançada no ano passado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste