Roda de Conversa: Estudantes de Administração e de Ciências Contábeis analisam o Case “Central de Compras”

Foto: Ariel Cerri

 

Ontem (06/06), estudantes de Administração e de Ciências Contábeis (1º Ciclo, Módulos I e III) da FAACZ participaram de uma Roda de Conversa organizada pelos alunos do 7º período de Administração. A atividade foi coordenada pelos professores Jussélio Rodrigues Ribeiro e Edivan Guidote Ribeiro. O evento aconteceu no auditório da faculdade e contou com a presença de 150 pessoas entre alunos e professores dos cursos de graduação.

 

Na ocasião, o empresário João Carlos Coutinho Devens palestrou sobre “Gestão Estratégica de Operações” abordando o Case “Central de Compras”. Em sua fala Devens explicou sobre o alinhamento dos objetivos com intenção estratégica da empresa em relação ao seu mercado de atuação; indicadores de desempenho e a importância do uso da tecnologia, dentre outros assuntos.

 

“Esse tipo de evento possibilita ao acadêmico sair do lugar comum, do quadrado, oportunizando a ele vislumbrar algo diferente, de pensar fora da caixa. Isto é contextualizar com o mundo real. Ao pensarmos essa Roda de Conversa nossa proposta foi encurtar a distância entre a teoria e a prática. Com essa atividade os alunos tiveram a chance de ver na prática o que é abordado pelos professores em sala de aula. Fazendo com que o aluno reflita sobre sua realidade e desperte nele o espírito empreendedor”, explicaram os professores responsáveis pela atividade.

 

Para Thatiany de Freitas Ribeiro a Roda de Conversa foi muito proveitosa. “O palestrante nos mostrou a realidade do Grupo Central de Compras compartilhando suas experiências. Para nós, enquanto alunos, possibilitou associar essa realidade com o que aprendemos em sala de aula, todos os dias, em várias disciplinas”, afirmou a estudante do 7º período de Administração.

 

“Eventos como esses são sempre positivos, pois nos proporcionam uma visão prática daquilo que vemos em sala de aula. É sempre bom ouvir as experiências e histórias de pessoas que têm o seu negócio, pois dá a oportunidade de adquirir conhecimentos além da teoria, do conceitual. O evento de ontem, em particular, me proporcionou muito aprendizado, consegui visualizar alguns problemas e depreender soluções de maneiras diferentes”, ponderou Daiane da Silva Ferreira, aluna de Administração (1º Ciclo, Módulo III).

 

Sobre João Carlos Coutinho Devens

 

Atuando no Setor Supermercadista desde 1989, Devens é hoje vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados e delegado na Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS). Diretor da empresa Comercial Devens, de Aracruz-ES, é graduado em Zootecnia e em Direito, com pós-graduação em Gestão de Varejo. Foi presidente da ACAPS, da qual é membro desde 1993, por quatro mandatos. Foi também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracruz e do Sindicato do Comércio Varejista de Aracruz. Devens também é conselheiro da Fundação São João Batista (FSJB).

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...