Roda de Conversa: Universitários debatem sobre inclusão e deficiência intelectual em escola pública de Aracruz

Foto: Divulgação

 

Universitários da FAACZ dos cursos de Pedagogia, Direito e Psicologia uniram conhecimento e promoveram uma roda de conversa com estudantes da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, no bairro Jequitibá, em Aracruz. O tema central do bate-papo foi “Inclusão e Deficiência Intelectual”. A atividade faz parte do eixo de Inclusão do Comitê de Extensão da faculdade.

 

Desenvolver uma reflexão nos jovens sobre a prática da cidadania, inclusão e respeito ao próximo foi o objetivo do debate que teve o foco direcionado a assuntos como: bullying (prática de atos violentos, intencionais e repetidos contra uma pessoa indefesa, que pode causar danos físicos e psicológicos às vítimas), assédio moral, agressões físicas e verbais.

 

Os professores da FAACZ, Arismar Manéia e Laís Simeão, organizaram a atividade e buscaram colocar em prática a ideia de que a educação não se reduz à escolarização.

 

A educação é um processo histórico universal que procura reafirmar a condição do homem, como ser que se distingue de todos os outros, no conjunto da natureza. Afinal, a educação é expressão do social e da cultura que caracteriza todos os seres humanos e, por ser histórica, transforma-se ao longo do tempo”, explicou a professora Laís, que é psicopedagoga.

 

“É importante recordar que estamos no momento de colocar em prática a responsabilidade social. Este tema é relevante para a sociedade e necessita ser discutido em todas as instâncias educacionais. Precisamos pôr a ideia de que a diferença precisa ser respeitada e está em discussão. A cidadania se constrói com respeito e humanismo”, afirmou o professor Arismar, que é presidente do Comitê de Extensão da faculdade.

 

Segundo a estudante do 2º Módulo do curso de Psicologia, Lilian da Silva Paiva, “foi uma experiência enriquecedora para todos os estudantes dos cursos da FAACZ envolvidos. Os jovens ajudaram a fortalecer a ideia de respeito e inclusão durante a nossa conversa com eles. Ao meu ver os conceitos trabalhados de inclusão, cidadania e diferença foram muito bem aceitos pelo grupo da escola Luiza Silvina e isso ajudou a fortalecer o nosso bate-papo”, disse.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Bolsistas do PROUNI, Comparecer a Secretaria de Bolsas da FAACZ, no período de 17 a 30/09 para renovação da bolsa.

Holler Box