Semana de boas-vindas marcou o início das aulas para os calouros e veteranos da FAACZ

Chegada dos calouros e veteranos da FAACZ na primeira semana de aula. Fotos: Ariel Cerri

 

Durante a primeira semana de retorno às aulas os veteranos de vários cursos de graduação da FAACZ participaram de mesa-redonda, palestras, roda de conversa, dentre outras atividades. Já os calouros estão participando de cursos de nivelamento em Língua Portuguesa, Matemática e Informática Básica. Quem compareceu a faculdade, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, foi recepcionado pelos coordenadores e professores dos cursos de graduação e pela diretora acadêmica, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli.

 

Na entrada principal do Bloco B foi colocado um painel com o seguinte dizer: “Que este início de aulas represente o começo de uma saudável e sábia aventura. Bem-vindo!”, que dá o tom deste semestre letivo, que promete ser um dos melhores já realizados pela faculdade. No último dia 10, na recepção de boas-vindas dos veteranos do curso de Direito aconteceu no auditório a apresentação da banda Retrô Machine, que tem como integrante Jhonnatan Ralyston Barcelos Ferreira dos Santos, que é egresso do curso.

 

Após apresentar vários sucessos, internacionais e nacionais, os integrantes da banda agradeceram o convite feito pelo coordenador do curso, professor Wagner Carmo, que em seguida conversou com os alunos e professores para ouvir deles o planejamento de atividades para 2020.

 

Dando continuidade, no dia 11, professores e estudantes do curso de Direito participaram de uma mesa-redonda que teve como palestrantes o professor Dolivar Gonçalves Junior, que abordou “Ativismo Revelado” e o ex-aluno do curso, João Paulo de Menezes Carmo, que falou sobre “Ativismo Judicial e a Separação de Poderes”, tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A mesa teve como mediador o prof. Wellington Borghi.

 

Banda Retrô Machine se apresentando para alunos e professores do curso de Direito

 

Já os coordenadores dos cursos de Enfermagem e Psicologia, os professores João Carlos Arivabene e Flávia Moreira Marchiori, realizaram no dia 10 uma recepção aos alunos com dinâmica de acolhimento e palestra sobre “Onde vamos morar quando envelhecermos?”, com a enfermeira Mariana Tessarolo. No dia seguinte, os universitários participaram de uma sessão de filme e debate.

 

No dia 12, os estudantes de Enfermagem e Psicologia assistiram a palestra sobre “Como a arte se torna terapêutica para o idoso: caminhos e possibilidades sobre o envelhecer bem”, com o prof. Sandro Calefi e a artista plástica e psicoterapeuta, Edinete Amaral e no dia 13 participaram da Roda de Conversa sobre “Rumos da envelhecência”, com o prof. Sandro Calefi e a psicóloga e especialista em Gerontologia, Roberta Caliari.

 

Também nesta semana, os professores dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica iniciaram as atividades trazendo temas atuais aos acadêmicos relacionados à Engenharia e seu impacto na sociedade. O coordenador dos cursos de Engenharia, prof. Harerton Dourado, explicou que o objetivo das atividades foi provocar uma reflexão nos universitários, não somente da importância do conhecimento técnico, mas também do papel do engenheiro para a promoção do bem social. Além disso, o coordenador se apresentou aos calouros no primeiro dia dos cursos de nivelamento.

 

Já no curso de Arquitetura e Urbanismo, coordenado pela professora Ivana Souza Marques, foi realizado um bate-papo entre professores e alunos sobre o futuro da profissão de arquiteto urbanista, tendo como motivação a seguinte pergunta: Qual o profissional quero ser a partir do próximo ano? A cada dia de aula desta semana a temática foi abordada pelo professor de acordo com o viés de sua disciplina.

 

Estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia no primeiro dia de aula

 

Nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Logística, coordenados pelo prof. Izaque Vieira Ribeiro, os docentes recepcionaram os alunos com dinâmicas de grupos, com objetivo de proporcionar maior acolhimento e integração entre professores e universitários. Na ocasião, foram trabalhados com os alunos: motivação profissional e pessoal, desafios da profissão, trabalho em equipe, habilidades e competências individuais, revisando os conteúdos trabalhados nos períodos anteriores.

 

Foram diversas as dinâmicas aplicadas nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Logística, podendo-se destacar as seguintes: “Você me Conhece?”, cujo objetivo era identificar o nível de entrosamento entre os alunos de períodos mais adiantadas nos cursos; “O Barbante”, objetivando a solução de problemas de forma criativa e inovadora; “O que você faria em uma Ilha Deserta?”, cuja proposta era identificar a capacidade de tomada de decisão de cada um, além de outras técnicas. Ao final de cada atividade, o professor fazia comentários sobre os temas abordados e todos os alunos interagiam expondo suas percepções.

 

Também nesta primeira semana de aula, os alunos de Pedagogia foram recepcionados pela coordenadora do curso, prof.ª Mercedes Silvério e docentes, que realizaram com os acadêmicos atividade motivadora de análise dos  componentes  curriculares do curso, estimulando-os  à participação consciente e protagônica (protagonista) do seu próprio processo de aprendizagem, de acordo com a missão da FAACZ e a natureza do curso. Destacam-se nesta semana inicial a apresentação das inovações programadas para a elaboração do Projeto Integrador do curso de Pedagogia, com aprovação dos universitários.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste