Semana do Meio Ambiente acontece virtualmente na FAACZ

Palestrante da Semana do Meio Ambiente durante live. Foto: Divulgação

 

O dia 05 de junho é conhecido como o Dia Mundial do Meio Ambiente e a FAACZ todos os anos promove palestras e ações com esta temática com o objetivo de movimentar a comunidade acadêmica neste eixo “Responsabilidade”. Em 2020 não foi diferente, mesmo com as limitações impostas pela pandemia do Covid-19, a FAACZ comemorou a Semana do Meio Ambiente de forma diferente, totalmente online. Foram três convidados que proporcionaram momentos de reflexão e discussão quanto ao ambiente que vivemos e toda problemática que nele está inserido.

 

No último dia 04, o ambientalista Henrique Lobo, que é pós-graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental e membro do Conselho Diretor do Instituto Terra e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce apresentou uma live com a temática “Os Rios do Mundo”.

 

Depois de um passeio pelos “Rios do Mundo” e suas diversas peculiaridades o professor Henrique Lobo, falou especificamente sobre o cenário ambiental do estado do Espírito Santo, mais especificamente da Região Centro-Norte. Neste momento ressaltou a importância das políticas de preservação ambiental, principalmente, no que diz respeito a preservação das Matas Ciliares e nascentes, projetando um futuro incerto se não forem tomadas, neste sentido, atitudes positivas.

 

No dia 05, o evento recebeu dois palestrantes especiais. O primeiro, foi o secretário municipal de Meio Ambiente de Aracruz, Edgar Allan Martins, que conversou com a comunidade acadêmica sobre as ações da Secretaria de Meio Ambiente e sobre a sua inserção nos sistemas estadual e nacional de Meio Ambiente. Na ocasião, Edgar relatou a preocupação da secretaria com a gestão das unidades de conservação ambiental do município e explicou em detalhes como funciona o Processo de Licenciamento Ambiental.

 

O segundo convidado, que é egresso do curso de Direito da FAACZ, foi Dr. Cidney Mazim, diretor jurídico e comercial da SA Ambiental. Cidney conversou sobre a gestão de resíduos sólidos no município de Aracruz. Explicou também que apesar de se tratar de uma atividade de Engenharia, a gestão de resíduos sólidos também possui um forte caráter interdisciplinar, gerando oportunidade para diversas outras áreas, como Administração, Contabilidade, dentre outras.

 

Um fato muito interessante relatado pelo Dr. Cidney é que Aracruz é uma das referências quanto à prevenção de contaminação com doenças, como o Covid-19, e no manejo dos resíduos sólidos. As palestras da Semana do Meio Ambiente tiveram a mediação dos professores Marcos Halasz, coordenador de ensino da FAACZ e Wagner Carmo, coordenador do curso de Direito da faculdade. A produção técnica das lives ficou a cargo do prof. Harerton Dourado, presidente da Comissão de EaD da FAACZ.

 

A diretora acadêmica, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli, destacou que a instituição tem muitas ações voltadas para a sustentabilidade, inclusive quanto ao meio ambiente, impacto social e economia: “Entendemos que realizar este evento online significa recordar que para ser sustentável, a sociedade deve incentivar a conservação do meio ambiente, o bem-estar social e o ganho econômico, de modo que não se coloque em risco nenhum deles”, afirmou a diretora.  

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste