Tecnologia BIM foi tema de palestra e minicurso ministrados aos alunos de Arquitetura e Engenharias

Foto: Ariel Cerri

 

Nos dias 19 e 20 de março, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias Civil e de Produção da FAACZ, conheceram um pouco mais sobre a tecnologia BIM (Building Information Modeling), que significa Modelagem da Informação da Construção. O consultor e sócio proprietário da Multi Núcleo Treinamentos Integrados, Fabio G. Coimbra, abordou o assunto durante palestra e minicurso ministrados nas dependências da faculdade.

 

Na palestra, ao aproximarem-se mais deste universo BIM, os alunos conheceram diversas ferramentas digitais capazes de criarem um ou vários modelos virtuais de uma construção. Tais modelos não são apenas utilizados para apresentação de uma realidade virtual simulada (o dito 3D), mas oferecem suporte com relação ao gerenciamento, acompanhamento e controle necessário entre a elaboração do projeto e suas diversas fases de implantação na obra, integrando ao modelo virtual, informações de geometria e dados necessários até mesmo para as aquisições na construção.

 

No minicurso os alunos foram apresentados a uma das ferramentas do BIM, o Autodesk Revit Architecture. O Revit é um software criado especificamente para modelagem de informações de construção (BIM), atualmente vem aos poucos substituindo o uso do Autocad uma vez que oferece uma maior compatibilização entre o projeto 2D e 3D, facilitando automaticamente as alterações que possam ser necessárias ao longo da construção do projeto e da obra.

 

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ivana Souza Marques, falou da importância da aquisição de novos conhecimentos. “Para a FAACZ é sempre um prazer oferecer aos alunos e a comunidade em geral momentos de troca e absorção de conhecimento como este proporcionado pelo Fabio Coimbra. Sua trajetória de carreira não apenas nos apresenta uma ferramenta para o auxílio das atividades profissionais do arquiteto ou do engenheiro, mas também nos motiva a construção de um plano de carreira onde a necessidade de atualização constante, planejamento e foco é sempre urgente”, afirmou.  

 

“O minicurso foi extremamente proveitoso para mim. O Fabio compartilha o que sabe com muita empolgação, o que foi contagiante. Mesmo em pouco tempo, foi suficiente para despertar um interesse em continuar praticando o Revit e descobrindo novos caminhos. Sinto que esse é só o começo”, pontuou a aluna do 9º período de Arquitetura e Urbanismo, Fernanda Loureiro, confirmando o sucesso dessa iniciativa.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box