Trabalhos científicos de conclusão do estágio internacional são apresentados por intercambistas na FAACZ

Foto: Ariel Cerri

 

Os intercambistas, Daniel Humberto Bohórquez Martinez da Colômbia e Pawel Adam Strycharz da Polônia, fizeram a apresentação pública de seus trabalhos científicos desenvolvidos na FAACZ na última quarta-feira, 21 de novembro. Daniel teve como tutor o prof. Robson Moro Aioffi e abordou o tema “Proposta de melhoria do sistema de organização de estoques da empresa de tratamento de água de Aracruz”.

 

Pawel Adam teve como tutor o prof. João Paulo Calixto da Silva e o tema de seu trabalho foi “Seleção de fluido de trabalho para o ciclo Rankine Orgânico”. O coordenador de estágio internacional, prof. Jussélio Rodrigues Ribeiro também participou das apresentações que teve ainda a presença de estudantes de graduação da FAACZ dos cursos de Administração, das Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo.

 

As apresentações dos estudantes de intercâmbio aconteceram na sala de aula do prédio Conselheiro Primo Bitti (Bloco B). Ao final foram entregues aos intercambistas certificados de carga horária e de apresentação pública, expedidos pela faculdade e os professores tutores receberam certificados de orientação.

 

Para Caroline Garuzze Schimith, aluna do 8º período de Engenharia de Produção, foi muito interessante assistir as apresentações dos intercambistas do estágio internacional. “Ter a oportunidade de participar de apresentações como essas foi uma experiência significativa, pois foi possível ter acesso ao trabalho que os intercambistas realizaram em empresas da região, sem contar a possibilidade de conhecer um pouco sobre a indústria de outros países e sobre outras culturas”, afirmou a estudante da FAACZ.

 

“A participação nas apresentações dos Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos intercambistas foi enriquecedora, seja no caráter pessoal, quanto profissional. Afinal, presenciar apresentações de trabalhos com tanta qualidade técnica, bem como seus processos de elaboração, fomentam novas perspectivas no âmbito profissional e estimulam ainda mais o desejo de contato com pessoas de diferentes culturas que proporcionam aprendizagens sociais significativas”, explicou Karla Garcia Correia, aluna do 8° período de Arquitetura e Urbanismo, que nessa edição hospeda a intercambista da Colômbia, Liseth Nathalia Mosquera Romero.

 

A estudante Carolina de Morais Xavier, do 8º período de Engenharia Mecânica, falou como está sendo a experiência de hospedar um intercambista: “As apresentações foram muito boas. Quanto a hospedar um intercambista tem sido uma experiência gratificante e maravilhosa. Através dessa oportunidade estou conhecendo outros costumes, evoluindo na fluência da língua inglesa. Acredito que seja uma experiência única que, com certeza, faria de novo”. Carolina está hospedando atualmente o intercambista, Pawel Adam Strycharz.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Bolsistas do PROUNI, Comparecer a Secretaria de Bolsas da FAACZ, no período de 17 a 30/09 para renovação da bolsa.

Holler Box