Universitários da FAACZ realizam a edição 2019 da Feira Empresarial

Fotos: Ariel Cerri

 

Os estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis (Módulo II/ Ciclo II, antigo, 4º período) realizaram, no último dia 13, a edição 2019 da Feira Empresarial. A feira faz parte do calendário de eventos da faculdade e tem como objetivo desenvolver nos universitários o espírito empreendedor uma vez que cada equipe cria um produto, planeja o negócio com base num método científico e coloca o empreendimento em funcionamento.

 

A edição deste ano, contou ainda com a participação dos estudantes do curso de Logística, que foram responsáveis por recepcionar os convidados e direcioná-los para a quadra poliesportiva onde a Feira Empresarial estava acontecendo. Além disso, estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Administração, que fazem a disciplina de Empreendedorismo, atuaram como clientes oculto com a finalidade de identificar pontos positivos e sugestões de melhorias nos empreendimentos.

 

O evento é resultado dos trabalhos feitos pelos acadêmicos no Projeto Integrador (PI), que tem como professores responsáveis: Edivan Guidote Ribeiro (Administração) e Isabela de Sousa Borges (Ciências Contábeis). As empresas criadas pelos alunos de Administração foram: Bates Pastel, Macad’s Fondue Burger, Canellito’s, Bonne Quinche: Quincheria Artesanal. Já as criadas pelos estudantes de Ciências Contábeis foram: Delícias no Pote, Mrs. Batata, Tropical Drinks, Truffes in Cone (cones trufados), Aroma de Minas: Pão de Queijo Gourmet. Todas empresas do Setor de Alimentos.

 

 

Um estande da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Aracruz foi montado e apresentou as potencialidades turísticas e culturais do município representada pelo artesanato e pinturas em tela das etnias negras, indígenas e italiana. Segundo o professor Edivan Guidote, o mercado exige cada vez mais profissionais capazes de aceitarem desafios e de perseguir metas organizadas dentro de um planejamento.

 

“Aquele modelo de profissional que vai “bater cartão” e fazer rotinas está superado.  A feira estimula o desenvolvimento dessas competências nas equipes de alunos porque eles não devem só construir um negócio do ponto de vista teórico, mas devem colocar este negócio em prática. Outro destaque deste ano foi o desafio de introduzir no negócio a variável inovação, competência essa mais que necessária para o Século XXI”, afirmou Guidote.

 

Um dos pontos fortes da feira foi a apresentação de Bruna Gomes Bitti, aluna de Administração, e Rhayleenne Azeredo Gonçalves, estudante de Ciências Contábeis, que acompanhadas pelo aluno de Ciências Contábeis, Lucas Leoni Ribeiro promoveram um momento musical com repertório diversificado. Os acadêmicos tiveram o apoio de Paulo César Rodrigues da comunidade de Guaraná que, gentilmente, cedeu a aparelhagem de som para as apresentações.

 

Marcaram presença no evento funcionários da Fundação São João Batista; professores e alunos dos cursos de graduação da FAACZ; pessoas da comunidade local; o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri e servidores municipais; a presidente da Fundação São João Batista, Celi Cabral; a diretora acadêmica da FAACZ e escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli e o coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Logística, prof. Izaque Vieira Ribeiro.

 

 

Andressa Meireles Modenesi é aluna de Ciências Contábeis e afirmou: “A feira proporcionou uma noção de gerenciamento de uma empresa, de atendimento ao cliente. Ela nos possibilitou um embasamento para o mercado de trabalho. Aprendemos que para uma empresa funcionar perfeitamente, tem que haver trabalho em equipe, planejamento e estratégia de venda”.

 

Para Ana Carla Rampinelli Colombo, do curso de Administração, a Feira Empresarial foi um momento ímpar de aprendizado, onde foi posto em prática tudo o que já foi estudado. “Uma atividade de grande valor profissional, pois para muitos, foi a primeira experiência prática de gestão. A principal lição que aprendi com a Feira Empresarial, é o quão importante é ter um líder dentro da equipe de uma empresa. Sem uma boa organização e imposição da liderança, o trabalho desanda e tudo acaba saindo do controle”, pontuou a futura administradora.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box