Universitários de Arquitetura e Urbanismo participam do 1º Workshop de QGis

Foto: Ariel Cerri

 

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ participaram do 1º Workshop de QGis aplicado a Arquitetura e ao Urbanismo, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O curso foi ministrado por dois arquitetos urbanistas alunos do mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFES, Roberto Cabral Junior (egresso da FAACZ do curso de Arquitetura e Urbanismo) e Evelyn Machado dos Santos. O convite ao Roberto e a Evelyn foi feito pela Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ. O curso foi ofertado aos universitários de forma gratuita.

 

A prof.ª Ivana Souza Marques, que é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade explicou a motivação em organizar o workshop: “A partir das dificuldades encontradas pelos alunos em elaborarem e apresentarem seus mapeamentos nos diversos diagnósticos contidos nas disciplinas. A tarefa de elaboração de mapas está muito mais familiarizada aos geógrafos, mas diante da multidisciplinariedade contida nos projetos urbanos, aos poucos os arquitetos urbanistas precisam dominar ferramentas deste tipo e otimizarem os trabalhos com a sobreposição de dados e criação de análises mais precisas no território”.

 

E, completou a coordenadora: “É importante ressaltar que as últimas alterações das estruturas curriculares do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ, em 2015 e 2016, possuem a disciplina de Geoprocessamento. Dessa forma, o workshop vem para introduzi-la, dando a chance também para que as turmas anteriores à estas estruturas não fiquem de fora da necessidade de atualização de currículo. Para gente é muito prazeroso poder proporcionar gratuitamente esse tipo de formação, ainda pouco realizada dentro dos cursos de arquitetura e mais ainda, podendo contar com um egresso como professor”.

 

Para o próximo ano a Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ está organizando outros workshops, minicursos e afins de forma que oportunizem aos alunos do curso e, ao mesmo tempo, estimulem os egressos a contribuírem com seus conhecimentos.

 

Saiba mais sobre o Workshop ministrado na FAACZ

O que é o QGIS?

O QGIS é um Sistema de Informação Geográfica (SIG) de Código Aberto licenciado segundo a Licença Pública Geral GNU. O QGIS é um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo). Funciona em Linux, Unix, Mac OSX, Windows e Android e suporta inúmeros formatos de vetores, rasters e bases de dados e funcionalidades.

 

O que é GIS?

Geographic Information System (ou SIG: Sistema de Informações Geográficas) pode ser definido, segundo Fitz (2008) como a sistematização de informações a qual engloba um conjunto de programas computacionais, que por sua vez integra dados, equipamentos e pessoas com os objetivos de armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas

 

Como funciona e para quê?

O GIS pode funcionar em uma base de dados com informações geográficas que se encontra associada por um identificador comum aos objetos gráficos de um mapa digital. O GIS separa as informações em diferentes camadas temáticas e armazena as mesmas de forma independente, o que cria a liberdade de se trabalhar de modo rápido e simples, possibilitando ao operador o gerenciamento das informações através da posição e topologia dos objetos, com o fim de gerar novas informações.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box