Universitários debatem sobre Inclusão Social Indigenista em Fórum online

Na última quarta-feira (05), o professor Arismar Manéia organizou um Fórum online sobre Inclusão Social Indigenista. Na ocasião, os universitários dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Direito da FAACZ puderam conhecer um pouco sobre a comunidade indígena de Comboios, localizada no distrito de Riacho, a 38 km da sede do município de Aracruz.

 

A atividade aconteceu de forma remota pela plataforma Teams da Microsoft e teve como objetivo debater a prática da cidadania e inclusão social indígena. O tema foi abordado pela indigenista, Luzia Florêncio Rodrigues, representante da comunidade de Comboios, que é de origem Tupiniquim.  

 

Foto: Divulgação

Os moradores da comunidade vivem da pesca no rio Comboios e no mar, dos plantios da mandioca, da pequena criação de gado, do artesanato e, mais recentemente, do cultivo de feijão em uma área de 96 hectares distante da área principal.

 

Para a indigenista Luzia, a ideia de se falar sobre inclusão social indígena no meio acadêmico aponta caminhos de esperanças de que os novos profissionais, que chegam ao mercado de trabalho, serão pessoas mais esclarecidas.

 

“Mais do que nunca, temos que colocar em prática o que a lei nos mostra sobre os nossos direitos e deveres enquanto cidadãos, sejamos ou não de etnia negra, indígena ou branca. Precisamos entender que ser diferente é ter também a dignidade, a cidadania e a construção de uma participação atuante como qualquer ser humano”, pontuou Luzia. 

 

“Discutir sobre inclusão no meio da comunidade indígena, assim como em qualquer outra, é a oportunidade de criarmos debates críticos sobre alguns termos de leis, que procuram garantir os direitos das pessoas”, explicou Arismar que é presidente do Comitê de Extensão da FAACZ.

 

O docente finalizou dizendo: “Além disso, o Fórum possibilitou aos universitários refletirem sobre transformação de conceitos, tornando clara a ideia de que todos somos iguais, independente da condição física e da raça”. Durante o mês de maio, diversas ações de Extensão serão realizadas pelos estudantes dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Direito.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste