Universitários do curso de Enfermagem da FAACZ fazem visita técnica ao SAMU em Aracruz

Os alunos do 7º período do curso de Enfermagem da FAACZ, acompanhados pelo coordenador e prof. João Carlos Arivabene, realizaram uma visita técnica nas dependências da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192, em Aracruz. A visita faz parte das atividades práticas da disciplina de Urgência e Emergência, que visa conhecer a estrutura física e organizacional do SAMU e aprimorar o conhecimento dos universitários na área de Emergência.

 

Durante a visita, os estudantes conheceram a funcionalidade desde a entrada do chamado de urgência, que vem das cidades que fazem parte do consórcio da região; o processo de regulação e dispensação das viaturas para o atendimento; o reconhecimento das Unidades disponíveis no município e suas especificidades.

 

Foto: Divulgação

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a normatização do SAMU/SUS, os tipos de ocorrências e os atendimentos no suporte básico e avançado de vida no trauma e situações clínicas, que acontecem no cotidiano dos profissionais envolvidos: médicos, enfermeiros e condutores socorristas.

 

“Fico muito feliz em poder contribuir para a formação acadêmica e intelectual dos alunos, em ver o brilho nos olhos deles diante ao encanto de descobrir novas informações e ter contato com o que, poderá, um dia, ser o seu local de atuação profissional. Meu muito obrigado e me ponho a disposição para quando necessário”, disse Bruno Pessotti Sperancin, enfermeiro do SAMU 192, CIM Polinorte.

 

Na oportunidade, também foi apresentado aos universitários: a diferenciação de unidade de suporte básico e avançado, classificação dos tipos de recursos, materiais e equipamentos, composição e função das equipes, rotina de checagem de materiais e equipamentos, central de regulação e alguns dados estatísticos dos atendimentos realizados. Tudo em consonância às portarias vigentes que instituem e estabelecem as diretrizes para o pleno funcionamento e prestação de serviço do SAMU.

 

De acordo com o professor João Carlos Arivabene, a participação dos alunos do curso de Enfermagem foi muito positiva.

 

“Tiveram a oportunidade de conhecer como realmente funciona o SAMU, esclarecer dúvidas e entender a importância da atuação dos profissionais de Saúde, aqui enfatizado a participação do enfermeiro, na área de Emergência. Esse processo é importante na formação dos futuros profissionais, enfermeiros, que têm disciplinas com conteúdos relacionados a primeiros socorros. Esse tipo de visita pode gerar mais interesse pela área de atuação”, destacou o coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

Para a estudante de Enfermagem, Bruna Nunes Nascimento, a visita ao SAMU intensificou o conhecimento adquirido dentro da disciplina de Urgência e Emergência.

 

“Quando conseguimos conciliar a teoria com a prática, o nosso aprendizado melhora, e nos dá um novo olhar sobre os processos que são realizados dentro dessa unidade. Afinal, durante a visita foram explicadas as diferenças dos serviços prestados pelo SAMU. É muito gratificante cada conhecimento adquirido. Essas ações e parcerias são muito importantes para nossa vida acadêmica e, posteriormente, profissional”, relatou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste