Universitários dos cursos de Direito e das Engenharias Civil e Mecânica participam de mutirão de conscientização

Foto: Prefeitura de Aracruz

 

Estudantes de Direito e das Engenharias Civil e Mecânica da FAACZ percorreram as ruas dos bairros Cohab IV e Primavera em Aracruz, no último domingo (17), visitando residências e comércios no mutirão de conscientização sobre a coleta seletiva organizado pelas equipes das Secretarias de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) e Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz.

 

A participação dos universitários da FAACZ no mutirão foi viabilizada pelo Comitê de Extensão da faculdade e visa colaborar com a Prefeitura no Projeto Aracruz Sustentável, que atua na conscientização da comunidade para dar maior intensidade às atividades de coleta seletiva entre os moradores do município. 

 

Também foram colaboradores do mutirão representantes de lideranças religiosas, associação de bairros, escoteiros, membros da associação de catadores e alunos da escola Monsenhor Guilherme Schimitz. O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, esteve presente e ressaltou a coleta seletiva como geração de emprego e renda.

 

Durante o mutirão foram feitas abordagens explicando sobre a importância da coleta seletiva do ponto de vista ambiental e social, mostrando que materiais podem ser reciclados e aqueles considerados lixo úmido e os cuidados com o armazenamento até o descarte desses materiais. 

 

O caminhão da Coleta Seletiva acompanhou o mutirão recolhendo os materiais dos moradores que haviam feito a separação. O morador do bairro Cohab IV Patrick Pandolfi considerou de extrema importância a ação. “A equipe explicou de que forma tenho que separar e partir de agora já vou providenciar os dois sacos para separação dos resíduos. O meio ambiente agradece”.

 

Segundo a professora dos cursos de Engenharia da FAACZ, Uara Sarmenghi, “O contato do aluno com a comunidade, em atividades interdisciplinares, contribui com a formação profissional e permite concretizar teorias aprendidas em sala de aula. A coleta seletiva é uma ação inevitável para a sustentabilidade da sociedade, com forte importância ambiental, mas também com vertente social e econômica”.

 

Treinamento

Na última quinta-feira (14), à noite, os estudantes da FAACZ participaram de um treinamento com agentes da Prefeitura de Aracruz. Na ocasião, Fernanda Santana, coordenadora do Programa de Coleta Seletiva que está sendo implantado em Aracruz, passou orientações aos universitários de como fazer uma abordagem aos moradores e como sanar suas dúvidas sobre a coleta seletiva.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box