Universitários são sensibilizados com atividade de extensão da FAACZ sobre combate ao suicídio

Durante o mês de setembro, discentes dos cursos de graduação da FAACZ por meio do Comitê de Extensão da faculdade realizaram uma ação no combate ao suicídio. Orientados pelo professor Arismar Manéia, os universitários seguiram o lema da campanha do Governo Federal “Trabalhando juntos para prevenir o suicídio” e se mobilizaram.

 

O objetivo da atividade proposta aos estudantes, primordialmente, foi a de montarem painéis sensibilizadores sobre o assunto e divulgarem em suas redes sociais. Os acadêmicos enviaram ao Comitê de Extensão fotos e montagens criativas sobre a ação realizada, tendo como finalidade ser um espaço para divulgar a proposta para pessoas em crise suicida ou que perderam alguém por suicídio.

 

“Esta ação é uma forma de divulgarmos esse problema que aflige a nossa sociedade e que muito nos tem preocupado. Afinal, não podemos esquecer que todos temos o direito à saúde. Por isso, precisamos nos manifestar sobre esta atitude contra a própria vida. O Comitê de Extensão precisa despertar a sociedade de forma geral para refletir sobre essa situação que extermina a cada ano várias vidas”, ressaltou o professor Arismar que é presidente do Comitê de Extensão.

 

Para o estudante de Pedagogia da FAACZ, Marcos Vinicius Sepuchro dos Santos, “participar desta ação foi muito gratificante e divulgar sobre esta sensibilização é uma obrigação nossa como cidadãos. Precisamos nos colocar diante do problema e fazer algo para ajudar. A atividade foi uma forma de chamar atenção sobre o problema do suicídio que afeta grande parte das pessoas da nossa comunidade”, afirmou.

 

Setembro Amarelo

 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e tem seu dia central de sensibilização em 10 de setembro. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 

Todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito ou outra ação já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste