Workshop promovido pelo CREAJr-ES Núcleo Aracruz auxilia participantes a projetar Pontes de Palitos de Bambu

Foto: Divulgação

 

Na última quinta-feira (26/10), os estudantes dos cursos técnicos e de graduação inscritos na 2ª Competição de Pontes de Palitos de Bambu participaram de um Workshop, promovido pelo CREAJr-ES Núcleo Aracruz, com o professor do curso de Engenharia Civil da FAACZ, Felipe Coelho de Freitas, que orientou os competidores como projetar a ponte de palito utilizando programas como o Ftool, AutoCad e Excel.

 

Felipe ensinou também como calcular treliças, manusear planilhas de cálculos e falou ainda sobre os principais pontos do campeonato que acontece na quadra poliesportiva da FAACZ, no próximo dia 10. A competição está sendo organizada pelo CREAJr-ES Núcleo Aracruz em parceria com a FAACZ, IFES Campus Aracruz e o Centro Integrado Sesi/Senai/IEL Sérgio Rogério de Castro.

 

Com o objetivo de estabelecer interação entre a comunidade acadêmica de engenharia e técnicos da região com a sociedade o evento será aberto ao público. O campeonato visa também facilitar a aprendizagem dos alunos nas disciplinas de Resistência dos Materiais e Análise Estrutural.

 

“A 2ª Competição de Pontes de Palitos de Bambu irá possibilitar aos participantes se aproximarem de outras instituições, como o SENAI, CREA e IFES, bem como desenvolver habilidades relacionadas às disciplinas de Pontes, Análise Estrutural e Resistência dos Materiais, que são matérias presentes na formação básica do engenheiro civil. Por meio de eventos como este, os alunos têm a oportunidade de associar teoria à pratica das disciplinas em foco”, ressaltou o prof. Felipe.

 

Brenda Oliveira Delgado, aluna do 8º período de Engenharia Civil da FAACZ, ficou empolgada com o campeonato. “Foi ótimo participar do workshop, visto que proporcionou aos discentes um melhor direcionamento para confecção das pontes de bambu, resultando numa competição mais aprimorada”, disse.

 

Para o aluno do 4º período de Engenharia Mecânica do IFES, Daniel Rosalino, participar da competição possibilitará o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “O workshop agregou muitos valores, especialmente, para aqueles que estão participando pela primeira vez, como eu. Foi bastante esclarecedor, apresentando os novos métodos e programas. Afinal, o importante não é ser campeão, é abrir caminhos para o sucesso e aplicar os conhecimentos estudados em sala de aula para a construção de uma boa ponte”, afirmou.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste