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Alunos de Engenharia Mecânica da FAACZ desenvolvem Projetos de Conclusão de Curso focados em inovação e atualização de laboratório

Fotos: Divulgação

Neste semestre, os alunos do 8º período do curso de Engenharia Mecânica das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) embarcaram em um novo ciclo de Projetos de Conclusão de Curso que traz um propósito claro: revitalizar e modernizar as bancadas didáticas do laboratório de Engenharia Mecânica. A iniciativa faz parte da disciplina “Projeto Final de Graduação I”, ministrada pelo professor Mario Sergio da Rocha Gomes, e visa aprimorar as condições para testes industriais e fortalecer o ensino e a pesquisa na instituição.

Segundo o professor Mario Sergio, a proposta de revitalização dos equipamentos laboratoriais não é apenas um exercício acadêmico, mas uma resposta prática às demandas do mercado de trabalho. “Projetos como esses são essenciais em cursos de formação profissional, especialmente ao considerarmos relatos do mercado sobre a falta de mão de obra qualificada na aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula”, destacou o docente.

Mario Sergio acredita que a proposta contribui para capacitar os alunos, promovendo segurança e integrando teoria e prática no uso de instrumentos de medição e montagens de equipamentos: “Propusemos aos estudantes de Engenharia Mecânica o desenvolvimento de propostas que estimulem o domínio de habilidades e competências, promovendo segurança e prática em montagens de equipamentos e no uso de instrumentos de medição”, explicou o docente.

Os universitários da FAACZ organizaram suas propostas em quatro projetos distintos, cada um com um foco específico de aplicação:

1. Revitalização e Automação da Bancada Didática de Bombas Hidráulicas

Neste projeto, os estudantes Márcio Antônio Rosa Alves, Marco Aurélio de Aquino Guimarães Júnior, João Victor Gomes e João Vitor Pereira Rodrigues Alves estão trabalhando na revitalização e automação da bancada de bombas hidráulicas. O projeto prevê a instalação de sensores para um sistema autônomo de aquisição e processamento de dados, proporcionando maior precisão e eficiência na análise de resultados.

2. Sistema de Leitura Digital no Martelo de Ensaios Charpy

Arthur Crivilin Del Caro, Ludimilla Pessotti Marastoni Lecco e Wanderson Bandeira Bobbio estão à frente do projeto de instalação de um sistema de leitura digital que monitora o movimento do martelo nos ensaios Charpy. O objetivo principal é aumentar a precisão e a confiabilidade dos testes de energia de impacto realizados no laboratório, fundamentais para a pesquisa em resistência de materiais — um elemento crucial na formação dos engenheiros. 

3. Recuperação da Bancada de Central de Potência (Ciclo Rankine)

Diego de Sousa Valério, Eduardo Frigini, Guilherme Moro Santos e Rai de Almeida estão trabalhando na restauração da bancada didática que simula uma Central de Potência baseada no Ciclo Rankine. Esse projeto envolve ajustes técnicos e melhorias visuais, buscando maior eficiência térmica e proporcionando aos alunos uma simulação mais precisa, além de um aprendizado mais enriquecedor.

4. Adaptação do Túnel de Vento para Testes Aerodinâmicos 

Composto por Germano Nogueira Dias Neto, Railander Borges da Silva, Renzo Cordeiro Tolentino e Yan Christian Santos Lirio, este projeto visa aprimorar o túnel de vento do laboratório, aumentando a potência do exaustor para simular forças de vento mais intensas. A adaptação permitirá testes de resistência de estruturas em condições climáticas adversas, tema relevante frente às mudanças climáticas. As estruturas para teste serão projetadas e impressas em 3D, facilitando a análise de métodos de fixação.

Esses projetos oferecem desafios importantes para os estudantes de Engenharia Mecânica da FAACZ, como a integração de tecnologias modernas e a adaptação de equipamentos antigos aos novos padrões de segurança e eficiência. As propostas exigem que os universitários enfrentem questões técnicas, como a instalação de sensores e o uso de sistemas digitais de monitoramento, além de possibilitar a experiência de trabalho colaborativo e resolução de problemas práticos.

Ao desenvolver essas soluções, os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica estão adquirindo experiência prática, aprimorando suas competências e se preparando para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais habilidades colaborativas e capacidade de adaptação a desafios imprevistos. Essa oportunidade representa, segundo o professor Mario Sergio, um diferencial importante na formação dos futuros engenheiros mecânicos da FAACZ.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 27/11/2024

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