Dando continuidade à campanha de divulgação do VEST FAACZ 2025, as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) abriram suas portas no dia 22 de novembro para 20 estudantes do Ensino Médio do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) “Monsenhor Guilherme Schmitz”. A ação teve como objetivo apresentar a infraestrutura da faculdade e fornecer um panorama detalhado dos cursos de graduação disponíveis, incentivando os jovens a considerarem a instituição para o Ensino Superior.
A recepção foi conduzida pela supervisora de pesquisa e extensão, professora Lanna Clicia Carrijo, juntamente com o professor Robson Moro Aioffi, coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e do recém-lançado curso de Sistemas de Informação. A equipe de recepção também contou com a participação da enfermeira Sabrina Maria Batista do Nascimento, preceptora do curso de Enfermagem, e do professor Guilherme I. Rosalem, docente do curso de Engenharia Mecânica.
Infraestrutura e cursos em destaque
Durante a visita guiada, os estudantes exploraram diversos espaços da FAACZ, incluindo os laboratórios práticos dos cursos de graduação, o Espaço Maker, a Clínica-Escola do curso de Psicologia, o Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito e a biblioteca “Prof.ª Maria Luíza Devens”. Acompanhados por universitários do curso de Enfermagem, os visitantes puderam vivenciar a rotina acadêmica da faculdade.
O professor Robson detalhou o processo de inscrição no VEST FAACZ 2025 e os cursos oferecidos, além de promover um sorteio de brindes. Sabrina destacou a nova estrutura curricular do curso de Enfermagem, que agora pode ser concluído em quatro anos, com foco intensificado na prática. Já o professor Guilherme Rosalem discutiu as demandas do mercado de trabalho para engenheiros mecânicos, ressaltando as habilidades técnicas e comportamentais que os futuros profissionais devem desenvolver.
No decorrer do passeio guiado, os alunos da escola “Monsenhor Guilherme Schmitz” tiveram a oportunidade de explorar o Laboratório de Mecânica Geral, um dos principais espaços utilizados pelo curso de Engenharia Mecânica da FAACZ. No local, eles conheceram equipamentos de ponta e práticas que simulam o ambiente real da profissão.
Experiência prática e integração
Os estudantes do Ensino Médio da escola estadual também puderam vivenciar atividades práticas no Laboratório de Semiologia, sob a orientação de universitários do 10º período do curso de Enfermagem da FAACZ: Julia Braga Gabriel, Paola da Silva Ferreira, Flavia dos Santos Braga, Débora Soares Martins Maximo e Adriely Vieira Gomes.
A atividade incluiu manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e demonstração de acesso venoso periférico para administração de medicamentos, essenciais no atendimento de paradas cardiorrespiratórias. Essa experiência prática proporcionou aos visitantes uma visão realista do cotidiano acadêmico e das competências técnicas que serão desenvolvidas ao longo da graduação.
Investindo no futuro profissional
Com o objetivo de destacar o VEST FAACZ 2025, a faculdade reafirma seu compromisso em proporcionar uma formação de alta qualidade, preparando seus alunos para atender às exigências do mercado de trabalho local e nacional. A visita ofereceu aos estudantes do Ensino Médio da escola “Monsenhor Guilherme Schmitz” uma experiência imersiva no ambiente universitário, ressaltando a importância de uma escolha consciente ao selecionar uma instituição de Ensino Superior. Nesse contexto, a FAACZ se consolidou como um centro de excelência e inovação na região de Aracruz.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 28/11/2024