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Iniciação Científica

As Faculdades Integradas de Aracruz seguem a orientação do CNPq que caracteriza a Iniciação Científica como um instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um Projeto de Pesquisa e, que constitui um canal adequado de auxílio à formação de uma nova mentalidade no aluno, ou seja, funciona como instrumento de formação. Seu principal objetivo é preparar o estudante de graduação para o ingresso no universo da pesquisa científica tendo em vista o mestrado e o doutorado.
 
Para tal, a Supervisão de Pesquisa conta com o apoio da Fundação São João Batista e de órgãos de fomento externo como a FAPES e o CNPq no sentido de proporcionar apoio financeiro na forma de bolsas e descontos para os alunos envolvidos na proposta. O programa conta com um Processo Seletivo para privilegiar projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e, principalmente, possibilitem a boa formação dos estudantes participantes.

O estágio faz parte do Projeto Pedagógico do Curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. Ele visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho (Lei 11.788/08, Art. 1°).

Proposta de Iniciação Científica

Para participar das atividades de pesquisa, no âmbito de uma das modalidades do Programa de Iniciação Científica, o acadêmico deve preencher no mínimo as seguintes condições:

 •  Apresentar rendimento escolar satisfatório;


•  Possuir currículo na Plataforma Lattes – CNPq;


•  Não possuir vínculo empregatício, ou qualquer outro tipo de bolsa;


•  Ter disponibilidade de pelo menos 10 horas semanais às atividades do Projeto de Pesquisa;


•  Assumir o compromisso de participar do Encontro de Iniciação Científica promovido pela FAACZ;


•  Ter cursado o primeiro semestre de curso de graduação e não concluir o curso no período de
    vigência da bolsa.

Requisitos para envolvimento do docente com a IC

Para participar das atividades de pesquisa, no âmbito de uma das modalidades do Programa de Iniciação Científica, o docente deve preencher no mínimo as seguintes condições:

• Possuir, no mínimo, regime de trabalho de 20 horas semanais e título de Mestre. 

• Casos excepcionais poderão ser analisados pela Supervisão de Pesquisa. 

• Possuir Projeto de Pesquisa aprovado pela Supervisão de Pesquisa e estar em dia com suas obrigações perante esta supervisão;

Submissão da proposta de Iniciação Científica

A proposta deverá ser montada pelo docente proponente com limite de 04 orientações. A proposta deverá ser submetida inicialmente ao curso de origem do docente e aprovada pelo colegiado. O professor orientador deve oficializar o pedido de Iniciação Científica junto a Coordenação do seu curso incluindo a seguinte documentação:

• Formulário de Inscrição (a ser fornecido); 

• Formulário de Pesquisa (a ser fornecido); 

• Termos de Compromisso do Orientador e do Acadêmico; 

• Histórico do Acadêmico; 

• Currículo Lattes do Orientador; 

• Currículo Lattes do Acadêmico.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) das Faculdades Integradas de Aracruz são voltados para as áreas do conhecimento pertinentes aos conteúdos dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição.
 
Os programas servem, conforme prevê o CNPq, de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa dos acadêmicos em projetos de pesquisa com mérito científico, tecnológico e de orientação continuada. Além disso, contribui para o aumento da produção científica na região, no Estado do Espírito Santo e no país.

A Jornada de Iniciação Científica da FAACZ tem como objetivo proporcionar um espaço para divulgação e discussão dos resultados de diversas atividades acadêmicas desenvolvidas na instituição. São trabalhos de qualidade em todas as áreas e em todas as modalidades de Iniciação Científica.

São resultados dos trabalhos de monografias e de conclusão de curso; dos estágios supervisionados e de monitorias, de trabalhos desenvolvidos em sala de aula e, em especial, os resultados obtidos nos projetos de Iniciação Científica (IC) dos Programas PIBIC e PIBITI da faculdade.

A jornada permite ainda estabelecer, um produtivo intercâmbio entre os estudantes de graduação dos diversos cursos, alunos de pós-graduação, docentes e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa na FAACZ.

ISSN 2526-866X

Barboza, D.C.; Modenese. J.V.; Anjos, N.A.; Sant’ Anna, N.S.; Moreira Junior, R.F.

Santos, M.N.F.; Sarcinelli, A.R.

Santos, A.L.; Ribeiro, N.F.C.; Santos, R.S.; Manéia, A

Ribeiro, E.P.J.; Oliveira, N.R.S.; Lirio, L.M.; Ferreira, A.D.

Fernandes, J.V.; Lima, L.L.; Porto, D.B.; Jesus, G.S.; Halasz, M.R.T.

BRITO, E.C., LOUREIRO, G.F., LIMA, N.D.A., NASCIMENTO, T.B. e FERREIRA, H.A.S.A.

MOREIRA, I.R.L. e MALAVASI, R.F. e ANDRADE, D.G.

CRUZ, A.A., REALI, A.M. e AMORIM, J.V. e FERREIRA, H.A.S.A.

FERREIRA, C.A., SILVA, P. e PIEPER, T.D.S.C. e FERREIRA, H.A.S.A.

SCOPEL, G.S., D’AGOSTINI DA VITÓRIA, H. e HENKEL, R.M.A. e MANEIA, A.

SIQUEIRA, J.R., MERCIER, L.H.A., SANTOS, L.S., SANTANA, N.V.V. e FERREIRA, H.A.S.A.

MARTINS, I.S., SILVA, L.I.S. e FERREIRA, H.A.S.A.

BRAVO, C.R.G.P., PREISIGKE, E.A., MARTINS, M.F.S., CORRÊA, M.L., RODRIGUES, V.S. e FERREIRA, H.A.S.A.

MONTEIRO, A.T., PEREIRA, L.V. e MOREIRA JUNIOR, R.F.

O Comitê Institucional de Iniciação Científica da Universidade foi criado para assessorar o Programa de Iniciação Científica. O Processo de formação do Comitê se dá através de Indicação Departamental e aprovação pelos membros atuais do Comitê e publicado em portaria ( Atual – PORTARIA FAACZ Nº 026/2023 DE 09/06/2023)

Comitê Interno de Iniciação Científica

• ProfªLanna Clicia Carrijo;

• ProfªAdriana Recla Sarcinelli;

• Prof. Arismar Manéia;

• Prof. Harerton Oliveira Dourado;