Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Inovação na sala de aula: Minisseminários promovem aprendizagem colaborativa no curso de Psicologia da FAACZ

Fotos: Divulgação

A professora Helania Mara Grippa Rui, do curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), desenvolveu uma atividade inovadora com os estudantes do 2º período, utilizando pequenos seminários como ferramenta pedagógica, em sala de aula na disciplina de “Genética”. A proposta teve como objetivo promover a aprendizagem colaborativa e enriquecer o entendimento dos universitários sobre os estudos relacionados à área.

Durante as apresentações, os alunos abordaram temas variados, seguidos de discussões em grupo, o que possibilitou a disseminação de conhecimentos em “Genética” entre todos os envolvidos. Segundo a professora Helania, a metodologia destacou habilidades essenciais para a formação acadêmica e profissional, como autonomia para discutir temas complexos, integração de conhecimentos interdisciplinares, trabalho em equipe e o incentivo ao debate sobre temas atuais, como a telemedicina aplicada à “Genética”.

A proposta recebeu elogios dos estudantes, que reconheceram os benefícios do formato inovador. Para a aluna Bruna Patricia Decarli Flores, a experiência proporcionou uma ampla integração entre os colegas e instigou a pesquisa em áreas desconhecidas. “Com a apresentação em forma de seminário, houve o compartilhamento de informações, a discussão e o incentivo à curiosidade sobre os assuntos abordados. Eu, particularmente, gostei muito desse formato de avaliação e fixação de conteúdo”, comentou a universitária.

Já a estudante Gabriela Ferreira Mathias enfatizou os momentos de troca e aprendizado proporcionados pelos seminários: “A atividade nos proporcionou momentos de conhecimento e nos levou a investigar áreas pouco conhecidas. A dinâmica da aula nos levou a debater, expor e aprender com nossos colegas novos conhecimentos”.

Para Luana Felicio Nossa, a experiência foi ainda mais marcante, contribuindo para a formação pessoal e acadêmica: “A apresentação de projetos/seminários é uma ótima maneira de integrar os alunos às aulas pela oferta de um protagonismo necessário ao seu desenvolvimento enquanto acadêmicos, mas também como pessoas. As apresentações sobre transtornos e síndromes têm sido fundamentais, ajudando-nos a romper estigmas e formar indivíduos mais respeitosos e acolhedores”. Luana também expressou sua gratidão à professora Helania pela dedicação e pela oportunidade de realizar os seminários.

A atividade conduzida pela professora Helania não apenas estimulou o aprofundamento nos estudos de “Genética”, mas também promoveu um ambiente de protagonismo estudantil e aprendizado colaborativo no curso de Psicologia da FAACZ. O sucesso da metodologia reforça a importância de práticas pedagógicas que integrem teoria e prática, preparando os futuros psicólogos para enfrentarem os desafios da profissão com conhecimento e empatia.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 11/12/2024

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS