Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

No primeiro dia de aula, calouros de Psicologia da FAACZ praticam escuta ativa e empatia em dinâmica interativa

Fotos: Divulgação

Os novos alunos do curso de Psicologia da FAACZ participaram de uma dinâmica interativa conduzida pela professora Jallana Rios Matos, responsável pelas disciplinas “Processos Psicológicos Básicos” e “História da Psicologia”. Realizada no dia 11 de março, na sala de aula do 1º período, a atividade teve como objetivo destacar a importância da escuta ativa, da empatia e do respeito – habilidades fundamentais para a prática profissional na área da Psicologia.

Durante a dinâmica, os estudantes foram organizados em duplas e convidados a praticar a escuta ativa, realizando perguntas mútuas para conhecer melhor o colega. Em seguida, cada participante apresentou o parceiro para a turma, compartilhando as informações colhidas e refletindo sobre a experiência de ouvir e ser ouvido. A atividade simulou aspectos da prática psicoterapêutica, proporcionando um ambiente acolhedor e promovendo a integração entre os calouros, além de fortalecer os primeiros vínculos acadêmicos.

A professora Jallana Rios Matos enfatizou a relevância de exercitar a escuta ativa e a empatia desde o início da formação. “Essas habilidades são pilares para a atuação do psicólogo, e é essencial que os alunos comecem a desenvolvê-las já nos primeiros contatos com a profissão”, explicou a docente.

Para Laisa Loureiro de Carvalho Oliveira, do 1º período, a experiência foi marcante e empolgante. “Pude sentir uma mistura de nervosismo e curiosidade, que logo foi se dissipando com a dinâmica da aula e a pequena experiência de vivenciar a Psicologia já no primeiro momento, conhecendo o meu colega. A professora Jallana foi muito atenciosa e conseguiu tornar o assunto acessível e interessante para todos, mesmo com as diferentes personalidades, vivências e gostos de cada aluno, o que me fez sentir mais confortável e confiante no curso”.

Ela ainda acrescentou: “Durante a aula, percebi como a Psicologia está presente no nosso cotidiano e como pode ajudar a entender o comportamento humano de forma mais profunda e prática ao mesmo tempo. Além disso, foi uma excelente oportunidade para começar a conhecer meus colegas de turma e perceber que todos estão igualmente empolgados para aprender. Estou ansiosa para as próximas aulas e para seguir explorando as diferentes áreas que nos esperam nos próximos períodos”.

Já o aluno Carlos Eduardo Gil de Souza Santos, também do 1º período, destacou o clima descontraído da atividade: “Minha experiência com o primeiro dia de aula foi muito boa. Logo de início, dava para perceber o nervosismo de cada um, todos acanhados por ser algo novo e por estar iniciando uma nova etapa com pessoas diferentes em um novo ambiente. Acredito que essa dinâmica, realizada para nos conhecermos melhor, teve um retorno positivo”.

“Pudemos ouvir um pouco da história de cada um e, assim, já perceber algumas personalidades mais ousadas e outras mais retraídas, o que acabou gerando um clima descontraído e leve. Ao mesmo tempo, fomos estimulados a desenvolver a habilidade de comunicação, de apresentação e de escuta. Na minha opinião, foi uma ótima aula”, destacou o universitário.

Integração e preparação para a profissão

Além de promover a integração entre os calouros, a dinâmica serviu como um primeiro contato com as práticas essenciais da Psicologia. Ao vivenciar a escuta ativa e a empatia, os universitários puderam compreender a importância dessas competências para a atuação profissional, além de se familiarizarem com o ambiente acadêmico e com os colegas de turma.

O trabalho conduzido pela professora Jallana Rios Matos foi elogiado pelos participantes, que demonstraram entusiasmo com o início da jornada no curso de Psicologia da FAACZ. A atividade reforçou a importância de práticas interativas e reflexivas na formação dos futuros psicólogos, preparando-os para os desafios da profissão e para a construção de relações humanas significativas.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 20/03/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS