Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

SIPAT 2024: Fundação São João Batista promove uma semana de atividades com foco em saúde mental e bem-estar dos funcionários

Fotos: Alessandro Bitti e Keren Hapuc

A Fundação São João Batista (FSJB) realizou, entre os dias 23 e 27 de setembro de 2024, mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com destaque para a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores das mantidas: FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) e CEA (Centro Educacional de Aracruz), bem como dos funcionários da própria FSJB. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), a iniciativa abordou temas essenciais, refletindo o compromisso da FSJB em promover um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os colaboradores.

 

O tema central deste ano, “Cuidar de sua Saúde Física e Mental é um ato de amor próprio”, foi destacado pelo diretor executivo da FSJB, professor Mériton Soares da Silva, durante a abertura do evento. “Preparamos uma semana de atividades que são fundamentais não apenas para nosso trabalho, mas para o nosso cotidiano”, afirmou Mériton. Ele reforçou a importância das atividades programadas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, ressaltando que a SIPAT é uma oportunidade para ampliar a conscientização sobre segurança no trabalho, inclusive em áreas administrativas, que também apresentam riscos.

Além de Mériton Soares, essa edição da SIPAT contou com a presença de outros membros da direção da FSJB, como o diretor comercial, prof. Wellington Lozer Giacomin, a diretora acadêmica da FAACZ e escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, e os coordenadores de ensino e pós-graduação da faculdade, prof. Marcos Halasz e prof. Harerton Dourado, coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ. A presidente da CIPA, Fernanda Cristina Martins Piol, agradeceu o apoio da direção executiva e destacou a importância do engajamento de todos os funcionários nas atividades.

 

“Quero que todos aproveitem cada momento. Agradeço à Fundação São João Batista, em nome da direção executiva, por apoiar nossas ideias e todas as temáticas que propusemos para essa semana”, destacou Fernanda. Ela também apresentou a equipe responsável pela organização das atividades da SIPAT 2024: Soraya Oliveira da Silva (vice-presidente), Valkíria Possmoser (secretária) e os membros Renata Rossoni Scopel, Morgana Gasperazzo, Jovânio das Virgens Souza, Lindomar Sabino Ribeiro, Vagne Milagres Cao e Fabricia Bruna de Jesus dos Santos.

A professora Marta Rossoni, psicóloga clínica e docente do curso de Psicologia da FAACZ, conduziu a palestra de abertura, abordando a importância da saúde mental, especialmente no contexto do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Marta destacou que o suicídio é frequentemente um reflexo de um adoecimento mental e que a prevenção passa pela identificação precoce de sinais de sofrimento, como mudanças no padrão de sono. Ela alertou para o aumento de casos de suicídio em Aracruz e reforçou a necessidade de uma rede de apoio e políticas públicas para enfrentar o problema.

 

“O tratamento não é barato, e precisamos de uma rede de atenção ampliada em Aracruz, especialmente o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para atender essas pessoas em sofrimento mental”, afirmou. Para ela, é essencial que a sociedade se envolva nessa discussão e que haja um esforço coletivo para prevenir casos de suicídio. Entre os fatores que podem contribuir para esse comportamento, Marta menciona o bullying, os crimes sexuais, a não aceitação da orientação sexual e a rigidez familiar e religiosa. Além disso, alerta que 15% dos casos de suicídio estão relacionados ao uso de álcool e drogas, com causas que vão desde a curiosidade até problemas familiares.

No dia 24 de setembro, a esteticista Ariana da Silva Lopes realizou 16 sessões de massagem relaxante, com duração de 10 minutos cada, voltadas para aliviar tensões nas costas, com foco no trapézio. A ação proporcionou aos funcionários da FSJB, CEA e FAACZ um momento de relaxamento e bem-estar, reforçando a ideia de que o cuidado com a saúde mental e física é essencial tanto no trabalho, quanto na vida pessoal.

Já no dia 25, a nutricionista Marcela de Marchi falou sobre longevidade, destacando a importância da qualidade de vida associada ao envelhecimento saudável e destacou que o estilo de vida desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças. Segundo Marcela, a obesidade, por exemplo, está mais associada ao estilo de vida do que à genética, e a prática regular de atividade física é essencial para uma vida longa e saudável.

“A gordura abdominal, por exemplo, pode desencadear várias doenças, como diabetes, hipertensão e colesterol alto”, alertou Marcela. Para mulheres, o diâmetro abdominal ideal deve ser inferior a 88 cm, e para homens, abaixo de 94 cm. Outro indicador importante mencionado por Marcela é o Índice de Massa Corporal (IMC), que relaciona peso e altura. Marcela também ressaltou a importância da prática regular de atividade física para manter um peso saudável e uma composição corporal equilibrada.

“O consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia são essenciais para o emagrecimento e para o bom funcionamento do intestino. Criar o hábito de beber água ao longo do dia faz toda a diferença”, afirmou a nutricionista abordando a importância de uma alimentação equilibrada e a ingestão adequada de água. Para quem não sente sede, Marcela sugeriu o uso de uma garrafa sempre por perto como lembrete: “Quando você sente sede, é porque já passou da hora de beber água”, concluiu. Marcela de Marchi finalizou sua palestra reforçando que disciplina e hábitos saudáveis são fundamentais para alcançar uma vida longa e com qualidade.

Dando continuidade as atividades programadas pela CIPA, a Fundação São João Batista (FSJB) realizou, no dia 26 de setembro, mais uma ação voltada ao cuidado da saúde física e mental de seus colaboradores e das instituições mantidas, o Centro Educacional de Aracruz (CEA) e as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ). Na ocasião, os funcionários técnico-administrativos e operacionais da FSJB, além dos professores do CEA e da FAACZ, foram atendidos por universitários do curso de Enfermagem da FAACZ, que realizaram aferições de pressão arterial e testes de glicemia capilar.

A ação ocorreu em uma tenda localizada no pátio principal da instituição, em frente a biblioteca “Prof.ª Maria Luiza Devens”, com atendimento nos períodos da manhã, tarde e noite, garantindo a participação de professores e colaboradores de todos os turnos. Durante o momento, também foram distribuídos chaveiros personalizados com a logomarca da FSJB, como forma de agradecimento e incentivo à participação nas atividades.

O encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) aconteceu no dia 27 de setembro, com um curso de automaquiagem, voltado para as colaboradoras da Fundação São João Batista (FSJB), do Centro Educacional de Aracruz (CEA) e das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ). O curso, que ensinou técnicas e recursos para a realização da própria maquiagem, foi ministrado por Sheila Mara Jeronymo, estudante do 8º período de Psicologia da FAACZ.

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), composta por colaboradores da instituição, tem como missão principal a prevenção de acidentes e a promoção da saúde dos trabalhadores da FSJB, FAACZ e CEA. A SIPAT destacou a relevância da segurança no ambiente de trabalho e o compromisso da instituição com o bem-estar de seus funcionários, promovendo práticas que garantem um ambiente profissional seguro e saudável.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 30/09/2024

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS