FAACZ: Semana da Enfermagem acontece nos dias 18,19 e 20 de maio

 

Em sua 5ª edição, a Semana da Enfermagem promovida pela FAACZ tem como tema central “Os avanços e conquistas da Enfermagem para seu livre exercício profissional nos últimos anos”. Do dia 18 a 20 maio, alunos e professores do curso de Enfermagem, assim como, profissionais de Enfermagem de Aracruz e região irão debater e refletir sobre o impacto da qualidade assistencial de Enfermagem nas complexidades de Saúde em todos os níveis de Atenção à Saúde.

 

O evento acontece de forma híbrida, isto é, remota pela plataforma Teams da Microsoft e presencial nas dependências da FAACZ. Essa edição tem como eixos articuladores: “Inovações e Conquistas da Enfermagem na última década” e “Enfermagem: uma voz para liderar, investimentos na Enfermagem e respeito aos seus direitos de exercer suas práticas”. A programação do evento conta com mesa-redonda na abertura oficial, palestras e minicursos.

 

“Inovações e Conquistas das Políticas da Enfermagem na última década” é o tema da mesa-redonda, que acontece no dia 18 e marca a abertura oficial, da edição 2022, da Semana da Enfermagem da FAACZ. No dia 19, acontece as palestras com os temas: “Gestão Empresarial e de Projetos nos processos de Saúde e Enfermagem” e “Modernização da Enfermagem – A Experiência do Hospital São Camilo: Desafios e Vitórias”.

 

Os minicursos: “Curativo com Pressão Negativa”, “Deterioração Clínica do Paciente e Manutenção de Vias Aéreas Invasivas” e “Análise de Exames Laboratoriais” marcam o encerramento da Semana de Enfermagem da FAACZ, no dia 20 de maio. Todas as atividades previstas na programação do evento começam às 19 horas. A Semana da Enfermagem foi organizada por uma comissão formada por professores e estudantes do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene, a Semana da Enfermagem da FAACZ é também um espaço de debates, reflexão e divulgação de trabalhos acadêmicos.

 

“Esta Semana da Enfermagem visa preparar o profissional de saúde para que ele saiba lidar com situações em que nem sempre existam todos os recursos necessários. Os aspectos éticos são muito importantes para qualquer tipo de tratamento. A luta da Enfermagem deve estar articulada à luta pela transformação da sociedade”, afirmou o prof. João.

 

Finalizou dizendo o coordenador do curso de Enfermagem: “Com certeza, quando superarmos a contradição fundamental das sociedades divididas em classes sociais, estaremos superando também os problemas de gênero, de relações de poder, de grupos minoritários e da própria profissão. Com esse evento vamos debater assuntos pertinentes à profissão com a participação de acadêmicos, profissionais de saúde, serviços de saúde e comunidade”.

 

Dia do Enfermeiro

 

O dia 12 de maio é conhecido internacionalmente como o Dia do Enfermeiro e a Semana da Enfermagem é comemorada entre 12 e 20 de maio em homenagem ao dia de nascimento da enfermeira Florence Nightingale, pioneira da Enfermagem moderna, em 12 de maio, e a morte da primeira enfermeira brasileira, Anna Nery, em 20 de maio.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste