Realizada na FAACZ a 3ª Cerimônia do Jaleco do curso de Enfermagem

Acadêmicos de Enfermagem no encerramento da cerimônia. Fotos: Ariel Cerri

Uma tradição dos cursos da área da Saúde, a Cerimônia do Jaleco simboliza o compromisso dos alunos com sua formação e, principalmente, com a saúde de seus futuros pacientes. Na noite da última segunda-feira, 16, a FAACZ realizou a 3ª Cerimônia do Jaleco do curso de Enfermagem. A solenidade aconteceu no auditório da faculdade e reuniu os graduandos, familiares e amigos, corpo docente, gestores e funcionários da instituição.

 

Em sua fala, na abertura do evento, a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, falou sobre a importância dos profissionais da área da Saúde na sociedade e destacou que a FAACZ tem o compromisso de formar enfermeiros conscientes de seu papel social, respeitando os preceitos éticos e legais.

 

“Vestir o jaleco pela primeira vez é uma das melhores sensações que o estudante de Enfermagem pode ter. Esse gesto, de certa forma, já é a concretização do sonho da formatura, do trabalhar e do fazer o que ama. Desejo a vocês, queridos alunos, que honrem a profissão que escolheram, que sejam profissionais éticos e comprometidos com a sociedade na qual irão exercer essa futura profissão”, alertou Sarcinelli.

 

Diretora acadêmica, prof.ª Adriana Recla na abertura da solenidade.

Também marcaram presença no evento, a secretária municipal de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, Rosiane Scarpatt Tóffoli; o coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, o professor João Carlos Arivabene e o diretor executivo da Fundação São João Batista (FSJB), o prof. Mériton Soares da Silva, além de professores e preceptoras do curso de Enfermagem.

 

“Estar nessa cerimônia é algo muito gratificante porque sou enfermeira de formação. Quero falar para vocês: Estão em uma faculdade que tem o compromisso com o ensino, com a sociedade. Uma instituição com total qualidade e potencial para fazer de vocês excelentes profissionais. Mas, principalmente, se dediquem para que possam conquistar lugares cada vez mais prósperos”, disse a secretária de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, aos estudantes do curso de Enfermagem.

 

Rosiane finalizou dizendo: “Essa é uma profissão que tem um leque de oportunidades que vai desde a assistência à saúde até um cargo de gestão. Somos formados para ser gestores, ensinados a servir e temos que nos imbuir desse título que nos é dado para fazer a diferença. Acreditamos que aqui, na FAACZ, estão sendo formados profissionais com liderança, com empatia, com amor ao próximo, para que façam a diferença aonde quer que estejam”.

 

Universitários do curso de Enfermagem fazendo o juramento do jaleco.

Durante a cerimônia, o prof. João Carlos Arivabene contou para os acadêmicos a história do jaleco e sua importância dentro da área da Saúde, em sua explanação o coordenador do curso de Enfermagem mencionou o correto modo de fazer uso do jaleco e sua importância como equipamento de proteção individual.

 

Em seguida, os universitários do curso de Enfermagem receberam um jaleco branco como símbolo do compromisso que assumem com as atividades de Enfermagem e o ingresso na área. Os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e/ou madrinhas escolhidas por eles para participarem do momento. A vestimenta branca, usada no dia a dia dos profissionais da Saúde, é utilizada como instrumento individual, principalmente, para prevenir a contaminação de doenças.

 

Logo depois, de pé, com os braços direitos estendidos, os estudantes acompanharam o coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene, fazendo o juramento de compromisso com a futura profissão e quanto ao correto uso do jaleco no dia a dia de trabalho. Assim como acontece no curso de Medicina, esses acadêmicos fazem o juramento de bem servir ao ser humano, cuidar da integridade das pessoas e atuar de maneira a melhorar a qualidade de vida da população.

 

Para recepcionar os universitários, convidados, padrinhos e madrinhas a faculdade organizou um momento musical. Na ocasião, Farleyson das Neves Matos, da Escola Original Music de Aracruz, fez uma apresentação de música erudita ao violino. Tocou no violão a música “Aquarela” de Toquinho durante a entrega do jaleco aos alunos do curso de Enfermagem e cantou a música “Dias Melhores” do Jota Quest no momento de homenagem aos universitários conduzido pela professora do curso de Enfermagem, Layla Mendonça Lírio.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste