FAACZ: Universitários de Administração analisam o filme Jobs

Foto: Divulgação

O professor da FAACZ, Jussélio Rodrigues Ribeiro, trabalhou aspectos de Recursos Humanos com os alunos do 5º período do curso de Administração, em torno do filme Jobs, que conta a trajetória de Steve Jobs à frente da Apple. “Tido como inovador e outros adjetivos que procuram enaltecer a mente brilhante de Steve Jobs, o sempre mal-humorado Jobs carrega uma faceta de uma certa falta de habilidade no trato pessoal”, disse Jussélio.

 

Na atividade em sala de aula, o professor procurou discutir com os universitários aspectos da disciplina de Recursos Humanos como a formação de equipes que, conforme Chiavenato (2020) pode ser dividida em quatro etapas: a formação, a dinâmica de grupo, a normatização e o desempenho.

 

“Claro que nesse aspecto a personagem principal do filme peca muito, pois não se observa a aplicação das etapas acima na formação da equipe, uma vez que Steve Jobs prefere trabalhar de forma solitária e, até certo ponto, autoritária para os padrões de uma empresa tão inovadora como a Apple”, afirmou Ribeiro.

 

Outro aspecto que foi amplamente discutido com os universitários ao longo das aulas foi o trabalho do gestor, uma vez que a sua equipe representa a base fundamental do seu trabalho, ou seja, é a sua ferramenta de trabalho.

 

Segundo o professor Jussélio, “é importante ressaltar que os alunos sempre reforçaram que é por meio da equipe de trabalho que o gestor alcança as metas da organização, cria valor para a empresa e ultrapassa objetivos organizacionais, além de entregar resultados diferenciados”.

 

Durante a atividade, os universitários também puderam discutir os cuidados que o gestor precisa desenvolver junto a sua equipe como a definição de objetivos claros, ter visão compartilhada, distribuir os papéis e posições, decisões colaborativas, liderança compartilhada, novas ideias para resolução de problemas, avaliação da eficácia da equipe, e retroação. Todas essas variáveis puderam ser vistas no filme Jobs.

 

“Claro que o filme nos mostra lições que devemos levar para a vida profissional e para o ambiente de trabalho também, como por exemplo, quebrar as regras do excesso de controles internos ao fazer um processo de recrutamento e seleção, fazer um elogio para um empregado, cobrar o atingimento de metas, cobrar emprenho e dedicação de cada colaborador”, pontuou o professor Jussélio.

 

O docente da FAACZ finalizou dizendo: “Além disso, é papel do gestor como líder comunicar a visão, a missão, os valores e a estratégia cultuados pela organização, ou seja, mostrar o caminho a ser seguido. Dessa forma, fica a dica das lições que pudemos aprender com o filme”.

 

Saiba a opinião dos universitários sobre a atividade realizada

 

“Equiparar temáticas estudadas em sala de aula a filmes é uma excelente maneira de fixar conteúdos, principalmente quando o filme traz uma história verídica, com tópicos tão comuns a administradores. Em Jobs, acompanhamos justamente isso: abertura e gestão de empresas”. Lorena Nunes Alves

 

“Assistir ao filme Steve Jobs trouxe muitas lições que podemos levar para a vida, além de contar a história da Apple também nos mostra que para conseguirmos alcançar o sucesso, devemos arriscar em algo e acreditar, sem isso, a marca Apple não seria reconhecida mundialmente como é atualmente”. Mélrien Montibeller França dos Santos

 

“Foi muito instrutivo assistir ao filme Jobs, pois vimos a importância da visão empreendedora e corajosa de um líder que tinha seus ideais e o colocou em prática e a importância da relação pessoal dentro da empresa, onde é cada vez mais necessário nos dias atuais a comunicação entre diferentes níveis. Contudo, o ponto chave foi a inovação, foi o pensamento além da empresa, pensando na satisfação do cliente, acredito que devemos usar ao máximo esses ideais para sermos bons administradores no futuro”. Jozenilton Sezenando Loureiro

 

“Apesar das críticas sobre o filme de Steve Jobs, eu achei bem interessante. Ele mostra como o papel do líder é importante e necessário para gerenciar uma equipe. Todas as descobertas feitas e tecnologias desenvolvidas não seriam possíveis sem trabalho em conjunto, apesar da dificuldade de Steve em lidar com pessoas”. Lara Moreira Vieira Coelho

               

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste