Terminou no último dia 20, a 5ª edição da Semana da Enfermagem promovida pela FAACZ

Na última sexta-feira (20/05), encerrou a Semana da Enfermagem promovida pela FAACZ. Em sua 5ª edição, o evento enfocou o tema “Os avanços e conquistas da Enfermagem para seu livre exercício profissional nos últimos anos”. Após realizar importantes palestras e minicursos o evento chegou ao fim, depois de debater e refletir sobre o impacto da qualidade assistencial de Enfermagem nas complexidades de Saúde em todos os níveis de Atenção à Saúde.

 

Mesa-rendonda marca a abertura oficial da Semana da Enfermagem da FAACZ. Fotos: Divulgação

Foram eixos articuladores dessa edição: “Inovações e Conquistas da Enfermagem na última década” e “Enfermagem: uma voz para liderar, investimentos na Enfermagem e respeito aos seus direitos de exercer suas práticas”. “Inovações e Conquistas das Políticas da Enfermagem na última década” foi o tema da mesa-redonda, que aconteceu no dia 18 e marcou a abertura oficial da Semana da Enfermagem da FAACZ.

 

Participaram da mesa-redonda, o enfermeiro e coordenador da Comissão Nacional de Enfermagem Forense do Conselheiro Federal de Enfermagem (COFEN), Antônio Coutinho; a enfermeira e membro do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (COREN/ES), Sandra Cavati; o enfermeiro e secretário de Administração e Finanças do SINDIENFERMEIROS/ES, Fabrício Pinto e a enfermeira e professora da UFES, Dr.ª Daniela Malta.

 

Na ocasião, Antônio Coutinho falou sobre a Enfermagem Forense, a respeito do ensino da Enfermagem ofertado nas instituições brasileiras de educação, da importância do empreendedorismo para o enfermeiro na atualidade e sobre os vários processos éticos que o COFEN recebe para análise de recursos.

 

“Agradeço a FAACZ, na pessoa do prof. João Arivabene, pelo excelente evento da Semana de Enfermagem, que oportunizou as entidades da Enfermagem, através dos seus representantes, discutir o cenário das lutas e conquistas da categoria. Instrumentalizar os alunos com ferramentas de empoderamento e empreendedorismo reforça a qualidade da formação”, destacou o representante do COFEN.

 

Logo depois, Sandra Cavati falou sobre o COREN/ES, como são feitos o registro e a fiscalização do exercício profissional, as leis e normas que regem a profissão, bem como o organograma do conselho e os principais desafios do enfermeiro na atualidade, dentre outras informações.

 

“É importante que conselheiros do COREN-ES participem de eventos tão relevantes, principalmente nesta semana entre 12 e 20 de maio, quando nosso foco fica mais voltado para nossa categoria. Precisamos continuar reforçando a importância da nossa categoria, especialmente, para os futuros profissionais da Enfermagem. Agradeço o convite da faculdade e parabenizo a todos pela iniciativa”, disse Cavati.

 

Em seguida, Fabrício Pinto falou sobre o SINDIENFERMEIROS/ES e logo depois a professora da UFES, Dr.ª Daniela Malta, falou sobre a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) contextualizando sua história, a Seção da entidade no Espírito Santo, o exercício da Enfermagem em vários momentos históricos, dentre outros assuntos inerentes a função de enfermeiro.

 

“Sou técnico em enfermagem a quatro anos e nunca me deparei com uma mesa-redonda com profissionais de tanto know how, com tanta propriedade para falar de Enfermagem. Muito se fala sobre a desvalorização da nossa classe o que de fato é legítimo, mas com base na fala de cada um dos palestrantes convidados é possível ver quantas conquistas que já obtivemos”, salientou o estudante do 3º período de Enfermagem, Mateus Batista Martins.

 

O universitário da FAACZ finalizou dizendo: “Quero registrar aqui os meus sinceros agradecimentos, pois muito temos para conquistar, mas graças a vocês que tiveram coragem de lutar pelos nossos ideais, que um dia sonharam com uma Enfermagem melhor e plantaram essa semente, é que a nossa geração hoje já colhe muitos frutos”.

 

Anna Pizzolato fala sobre os investimentos que precisam ser feitos na Enfermagem.

No dia 19, aconteceu as palestras com os temas: “Gestão Empresarial e de Projetos nos processos de Saúde e Enfermagem” e “Modernização da Enfermagem – A Experiência do Hospital São Camilo: Desafios e Vitórias”. A enfermeira e gerente assistencial da Fundação Inova Capixaba, Anna Pizzolato foi uma das palestrantes da noite, e, falou sobre os investimentos que precisam ser feitos na Enfermagem, bem como o respeito aos seus direitos para garantir a Saúde Global.

 

Segundo Anna, é preciso investir na Enfermagem preparando-a para o caminho da gestão. “A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia que organiza toda a operacionalização do Processo de Enfermagem: o trabalho da equipe e os instrumentos que serão utilizados. Dessa forma, identifica-se no processo de trabalho do enfermeiro duas dimensões complementares entre si: a dimensão gerencial e a assistencial”, explicou Pizzolato.

 

Em seguida, a enfermeira e gerente de Enfermagem do Hospital e Maternidade São Camilo de Aracruz, Dayane Delgado, conversou com os universitários e participantes da Semana da Enfermagem da FAACZ.

 

“Os maiores inimigos do crescimento profissional são a falta de motivação e comodismo. É quando a pessoa não sabe aonde quer chegar e se contenta em ficar aonde está. Saia do comodismo e faça a diferença, busque conhecimento, inovando cada vez mais em novas expectativas. Se dedique e destaque-se, você é responsável pelo seu sucesso”, destacou Delgado.

 

Os minicursos marcam o encerramento da Semana da Enfermagem da FAACZ.

Segundo a estudante Julia Braga Gabriel, do 5º período de Enfermagem, “foram palestras enriquecedoras, abrindo um leque que nem tínhamos dimensão de onde podemos chegar. Exemplificando o tópico de gestão hospitalar, foi algo bastante favorável para o nosso arsenal de conhecimento na área em que iremos atuar futuramente”, afirmou a universitária.

 

A Semana da Enfermagem foi organizada por uma comissão formada por professores e estudantes do curso de Enfermagem da FAACZ. O evento finalizou com os minicursos: “Curativo com Pressão Negativa”, ministrado pelo enfermeiro Marcelo Melo; “Deterioração Clínica do Paciente e Manutenção de Vias Aéreas Invasivas” ministrado pela enfermeira Fabiana Moreira e “Análise de Exames Laboratoriais”, ministrado pelo farmacêutico bioquímico, Caio Motta.  

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste