Universitários de Enfermagem da FAACZ participam de mutirão oftalmológico em Aracruz

Fotos: Divulgação

Estudantes do curso de Enfermagem da FAACZ participaram de um mutirão de oftalmologia promovido pela Secretaria de Saúde (SEMSA) da Prefeitura de Aracruz nos dias 03 e 04 de novembro. O evento aconteceu no Centro de Especialidades Médicas (CEMA), localizado no bairro Jardins, em Aracruz, e teve como objetivo agilizar o acesso às consultas e exames oftalmológicos especializados. A preceptora Sheila da Penha Moraes Santos foi responsável por intermediar junto à SEMSA a participação dos universitários no mutirão.

Os pacientes atendidos no mutirão já estavam agendados, e a SEMSA entrou em contato com eles, informando sobre os dias e horários dos atendimentos. Essa iniciativa buscou evitar que os pacientes tenham que se deslocar para outros municípios em busca de atendimento oftalmológico, proporcionando mais comodidade e conforto. No consultório oftalmológico, a SEMSA investiu 400 mil reais de recursos próprios do município para garantir a qualidade e eficiência dos serviços.

 

A preceptora do curso de Enfermagem, Sheila Moraes, destacou a importância dessa parceria para o desenvolvimento dos alunos, afirmando que “vejo essa parceria como muito importante para o desenvolvimento crítico dos estudantes do curso de Enfermagem da FAACZ, em campo de trabalho, avaliando outras possibilidades de mercado”.

Elaine Milagres Cáo, aluna do 10º período de Enfermagem, enfatizou a relevância do mutirão: “O mutirão de consultas e exames de diagnóstico em oftalmologia realizado pela SEMSA garante a promoção e prevenção à saúde, e diagnóstico precoce. Além de antecipar consultas e reduzir o tempo de espera pela especialização. Os profissionais da saúde têm um papel fundamental na educação em saúde da sociedade, pois promovem orientação e acolhimento, tratamento e prevenção de doenças, e capacitam os pacientes sobre a importância do autocuidado”.

Thiffany Maria Oliveira Siqueira, também aluna do 10º período de Enfermagem, ressaltou a importância da proximidade entre os acadêmicos e a área da saúde, afirmando que “é importante essa aproximação dos acadêmicos de Enfermagem e a área da saúde no campo, possibilitando aos graduandos colocar em prática a teoria que foi aprendida na faculdade”.

Outra estudante do 10º período, Irleine de Oliveira, expressou sua gratidão por participar do mutirão e contribuir para a humanização do atendimento oftalmológico: “Hoje o dia foi de receber e compartilhar conhecimentos, e através disto, proporcionar um atendimento de qualidade àqueles que por um período, estavam em uma fila, esperando por este momento que agora chegou. É gratificante, como acadêmica de Enfermagem, poder participar deste momento e perceber que a cada dia precisamos nos abrir e nos dar oportunidades, para que dias como este aconteçam novamente, sem que se perca a essência do verdadeiro significado de humanização ao ser humano”.

Dennis Brendo de Souza Santos, aluno do 8º período de Enfermagem, enfatizou a importância da triagem oftalmológica na detecção precoce de problemas de visão e a integração entre a academia e a prática clínica: “Minha participação no CEMA foi uma experiência acadêmica enriquecedora. Colaborar com profissionais de saúde oftalmológica me permitiu aprender muito sobre o campo e contribuir para o aprimoramento dos procedimentos de triagem oftalmológica. A integração entre a academia e a prática clínica é fundamental para avançar na área da oftalmologia. Estou feliz por ter tido a oportunidade de fazer parte desse processo”.

O mutirão oftalmológico em Aracruz demonstra o impacto positivo que a colaboração entre instituições de ensino e órgãos de saúde pode ter na comunidade, proporcionando atendimento de qualidade e aprendizado prático para os futuros profissionais de Enfermagem. Essa iniciativa contribui não apenas para a saúde visual da população, mas também para o desenvolvimento educacional dos estudantes envolvidos.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 10/11/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste