Festival de Cinema Italiano encanta Aracruz e região em edição histórica realizada na Fundação São João Batista

Fotos: Keren Hapuc

Nos dias 07 e 08 de novembro, a Fundação São João Batista (FSJB) se transformou no epicentro cultural de Aracruz e região ao sediar o Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023. Este evento, que já se tornou uma tradição no calendário de São Paulo, alcançou, pela primeira vez, a cidade de Aracruz, proporcionando aos moradores locais uma experiência cinematográfica única e enriquecedora com o melhor do cinema italiano.

 

A parceria estratégica entre a FSJB, suas mantidas – as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) e o Centro Educacional de Aracruz (CEA) – e o apoio da Prefeitura Municipal, foi crucial para trazer este festival de renome para a cidade e seus arredores.

 

O Festival foi um marco que encheu de orgulho os corações de todos os presentes, especialmente as autoridades municipais, personalidades públicas, empresariado local, colaboradores e docentes do CEA, bem como professores e alunos da FAACZ. Todos marcaram presença na cerimônia oficial de abertura realizada no dia 07 de novembro, no pátio principal da Fundação São João Batista.

 

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a execução do Hino Nacional pelo talentoso estudante do 4º Ano “A” do Ensino Fundamental do CEA, Bernardo Caliman, participante da edição 2023 do The Voice Kids, da Rede Globo. Após o Hino Nacional, o Hino da Itália ressoou no local, amplificando a atmosfera de celebração.

Diversas personalidades prestigiaram o evento, incluindo membros do Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz; o representante da Força Expedicionária Brasileira no Espírito Santo, junto a Comunicação Social do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, Rodolfo Sperancin Della Valentina; a presidente da FSJB, Celi Cabral; a secretária extraordinária de Ações Estratégicas de Aracruz, Jeesala Coutinho, representando o prefeito Dr. Coutinho; o secretário de Turismo e Cultura (Semtur) de Aracruz, Moisés Mecier e o gerente da Semtur, Thiago Igo Rodrigues da Silva.

 

Também marcaram presença Ilza Fernandes, assessora do deputado estadual Alcântaro Filho; a presidente do COMIT-ES, Ana Maria Cane; os vereadores de Aracruz, Marcelo Nena, Andre Carlesso e Elizeu Costa; a diretora escolar do CEA e acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli; o diretor executivo da FSJB, prof. Mériton Soares da Silva; o cônsul honorário da Itália no Espírito Santo, Roger Gaggiato e os conselheiros da Fundação São João Batista.

As apresentações culturais do Grupo Di Ballo “Nova Trento” de Guaraná e do Coral “Le Memorie” de Ibiraçu enriqueceram ainda mais a cerimônia de abertura, com coreografias das danças típicas italianas e belíssimas interpretações musicais. O Grupo Di Ballo “Nova Trento” apresentou as coreografias das danças típicas italianas: “Esperança”, “Tarantella Calabreza”, “Tarantella Napolitana” e “Tarantella Siciliana”. Já o Coral “Le Memorie” cantou as músicas: “Merica Merica”, “Bella Ciao” e “Va Piensero”.

 

Em sua fala, a secretária extraordinária de Ações Estratégicas de Aracruz, Jeesala Coutinho, expressou gratidão a todos os presentes e destacou a importância da Fundação São João Batista na promoção de eventos culturais na região. “O cinema é uma arte universal, que nos conecta, nos emociona de maneiras que transcendem as barreiras linguísticas e culturais. O cinema italiano tem a tradição de contar histórias autênticas, cheias de vida e emoção. Por isso, estamos ansiosos por compartilhar essa experiência com vocês”, disse Jeesala aos presentes.

 

A presidente da FSJB, Celi Cabral, emocionada, expressou sua alegria em receber o festival na cidade, ressaltando o reconhecimento da forte descendência italiana em Aracruz e região: “É com grande alegria que recebemos todos vocês nesta noite para iniciar o Festival de Cinema Italiano em nosso município. Afinal, é notável o reconhecimento da forte descendência italiana em Aracruz e arredores, e estamos verdadeiramente felizes em poder vivenciar esta herança cultural por meio do cinema italiano na Fundação São João Batista, na FAACZ e no CEA”.

Logo após a abertura oficial, o público desfrutou da exibição do filme “L’Uomo Sulla Strada” (O Homem na Estrada) no auditório da instituição, visitou o museu com peças italianas e degustou um delicioso capeletti, valorizando ainda mais a culinária típica italiana. No dia 08 de novembro, foram exibidos os filmes “Billy” e “Il Primo Giorno Della Mia Vita” (O Primeiro Dia da Minha Vida).

 

Festival de Cinema Italiano no Brasil

 

O Festival de Cinema Italiano no Brasil, com seus 18 anos de história, teve sua avant-première para convidados no dia 31 de outubro, no auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A partir de 08 de novembro até 09 de dezembro, o público de todo o Brasil terá a oportunidade de desfrutar de 32 filmes gratuitamente em mais de 50 cidades e 81 salas de cinema espalhadas por todas as regiões do país.

 

A seleção dos longas também estará disponível online através do site oficial do festival a partir do dia 08 de novembro. Fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM), com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália, o Festival conta com o patrocínio da Pirelli, que pelo terceiro ano consecutivo é o Patrocinador Master, reafirmando seu compromisso de incentivar a cultura italiana no Brasil, contribuindo para o grande sucesso do evento.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 10/11/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste