CEA e FAACZ promovem aulas especiais em formato de Talk Show para orientação profissional

Fotos: Divulgação

O Centro Educacional de Aracruz (CEA) está se destacando mais uma vez na promoção da educação inovadora em parceria com as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ). Juntas, as instituições de ensino estão proporcionando uma série de aulas especiais no formato de Talk Show, com o intuito de aproximar os alunos das 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio do universo profissional e esclarecer dúvidas sobre diversas carreiras.

 

Na terceira edição dessas aulas especiais, realizada no último dia 07 de novembro, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, a professora Stéfani Martins Pereira. A conversa educativa ocorreu no mini auditório da escola. A iniciativa faz parte do Projeto “Me Preparando para Boas Escolhas” do CEA, que visa orientar os alunos do Ensino Médio sobre a importância das escolhas pessoais e profissionais para o ingresso no Ensino Superior e no Mercado de Trabalho.

 

Durante o evento, a professora Stéfani compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional, abordando temas como suas experiências durante a graduação, o rápido ingresso no mercado de trabalho, detalhando como foi seu primeiro emprego na área. Além disso, respondeu às perguntas dos estudantes proporcionando uma experiência rica em insights sobre a profissão. A conversa foi marcada pela interatividade, proporcionando aos alunos uma visão mais próxima e realista do campo profissional da Psicologia.

Stéfani explorou as diversas áreas em que um profissional psicólogo pode atuar, destacando oportunidades nas áreas de saúde, escolar, assistência social, gestão de pessoas, hospitalar, jurídica, clínica, forense, trânsito, avaliação psicológica, estimulação neurocognitiva, esporte, psicomotricidade, entre outras. Destacou que as oportunidades profissionais são vastas e variadas.

 

Durante o animado Talk Show, a coordenadora do curso de Psicologia respondeu a perguntas intrigantes dos alunos, abordando temas como a interdisciplinaridade presente na formação em Psicologia. Destacou a amplitude da formação, que abrange tanto disciplinas de humanas, como “Filosofia” e “Sociologia”, quanto disciplinas biológicas, como “Genética” e “Neuroanatomofisiologia”.

 

Quando questionada sobre as áreas da Psicologia com mais oportunidades no mercado de trabalho, Stéfani enfatizou que isso varia, mas ressaltou o aumento de possibilidades na área clínica e escolar no pós-pandemia. Ressaltou, no entanto, que algumas áreas que dependem de concursos públicos, como tribunais de justiça, podem demandar mais tempo para inserção no mercado.

 

No entanto, ressaltou que a região de Aracruz tem encontrado demanda significativa na área de Clínicas da Infância, especialmente nas vertentes da “Psicologia Comportamental” e da “Neuropsicologia”. Os alunos também tiveram a oportunidade de questionar a professora sobre o cotidiano, desafios e prazeres da profissão. Stéfani ressaltou a importância do estudo contínuo, dadas as constantes mudanças no contexto e na compreensão do sujeito. Ela também abordou os desafios enfrentados, especialmente quando se lida com vulnerabilidades e violações de direitos.

Além da importância do estudo constante, a necessidade de cuidados pessoais, inclusive através de terapia com outros profissionais, foi discutida pela coordenadora do curso de Psicologia. Os alunos expressaram curiosidade sobre diversos temas, incluindo autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), neurodesenvolvimento, efeitos do pós-pandemia, uso do celular e excesso de telas, além de questões relacionadas a relações intergeracionais.

 

Não há dúvida de que, a iniciativa inovadora do CEA e da FAACZ está desempenhando um papel crucial na orientação dos jovens para suas futuras carreiras. Além da participação ativa dos estudantes do Ensino Médio, o encontro contou com a presença dos professores do CEA e da supervisora escolar, Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini.

 

Os alunos do Ensino Médio do CEA terão mais oportunidades de interagir com coordenadores de outros cursos da FAACZ, como Engenharias (Civil, de Produção, Mecânica e Química), Enfermagem, Arquitetura e Urbanismo, como parte do Projeto “Me Preparando para Boas Escolhas”. Essa abordagem integrada visa preparar os estudantes não apenas para o ingresso no Ensino Superior, mas também para as escolhas que moldarão seus futuros profissionais.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 13/11/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste