FAACZ: Dinâmica desenvolvida por estudante de Psicologia promove reflexões sobre afetividade e afeto no ambiente escolar

Fotos: Divulgação

Professores do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Caboclo Bernardo, localizada no distrito de Barra do Riacho, em Aracruz (ES), vivenciaram uma experiência enriquecedora no dia 1º de setembro, ao participarem de uma dinâmica com palestra sobre “Afetividade, afeto e o Ambiente de Trabalho?” desenvolvida por Welington Nascimento Ribeiro Filho, estudante do 10º período do curso de Psicologia da FAACZ.

 

O evento foi promovido pelo Comitê de Extensão da faculdade e tinha como objetivo fortalecer os laços entre os profissionais da educação, abordando a temática da afetividade no contexto escolar. O convite para ministrar a dinâmica/palestra foi feito ao universitário da FAACZ pela pedagoga da escola estadual, Simoni Bianchini, que viu na abordagem da afetividade uma oportunidade de enriquecer o ambiente escolar.

 

“Essa iniciativa do Comitê de Extensão da FAACZ busca levar conhecimento e práticas para além dos limites da sala de aula, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e sensíveis às questões emocionais. Durante a dinâmica/palestra foram abordados temas cruciais para a construção de relações afetivas no ambiente de trabalho”, afirmou o presidente do Comitê de Extensão da faculdade, prof. Arismar Manéia.

Realizada em formato de roda de conversa, a palestra proporcionou um ambiente de diálogo e reflexão sobre a afetividade e o afeto, especialmente no ambiente escolar. Welington, em sua exposição, explorou os conceitos de afetividade e afeto, destacando suas diferenças e importância na promoção de saúde mental e no fortalecimento das relações interpessoais.

 

“A afetividade refere-se à maneira como as emoções são expressadas e comunicadas, englobando gestos, atitudes e expressões faciais. Já o afeto representa emoções específicas associadas as pessoas, objetos ou situações. Ambos desempenham papéis cruciais no desenvolvimento emocional e social dos indivíduos”, explicou Welington.

 

Na ocasião, Welington também discutiu o papel da Psicologia no entendimento da afetividade e a promoção da saúde mental no ambiente escolar, enfatizando a importância do trabalho em equipe. O momento também incluiu atividades de interação (dinâmicas) entre os docentes e questionamentos para reflexão, incentivando os professores a repensarem suas práticas pedagógicas e a importância de incorporar a afetividade no ambiente escolar.

 

Perguntas como “Qual é a sua forma de dar aula? Afetividade, afeto e o ambiente escolar, existe? Como conduzir?” foram lançadas para estimular a reflexão. Em seu depoimento, Cristiano Francisco dos Anjos, professor de Educação Física e do Projeto de Vida da escola, destacou a importância das reflexões trazidas por Welington.

“O estudante de Psicologia, Welington Ribeiro, esteve na escola algumas vezes esse ano, trazendo alguns questionamentos, tanto para os alunos quanto para o grupo de professores. Cada um desses momentos trouxe reflexões muito valiosas. Passamos muito tempo na escola, muitas vezes mais tempo com nossos alunos e colegas do que com nossa família. Essa rotina costuma, não raramente, deixar o nosso trabalho um pouco monótono, repetitivo, aquém do que deveria ser”, pontuou o docente.

 

Professor Cristiano finalizou dizendo: “Quando alguém que não está em nosso convívio faz um trabalho a fim de resgatar a missão que o professor deve exercer, muito contribui para o aprimoramento do nosso olhar para com o aluno, buscando imbuir o sentimento de afetividade no ambiente escolar. Acredito que, não falo somente por mim, mas sim pelo grupo de professores presentes. Todos saímos mais reflexivos em relação à nossa prática pedagógica, revigorados e com anseio de melhorar nossa práxis”, afirmou.

 

A dinâmica/palestra na EEEFM Caboclo Bernardo serviu como um lembrete da importância do afeto e da afetividade no ambiente educacional, onde as relações interpessoais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos e no bem-estar dos profissionais da educação.

 

Por fim, a iniciativa do Comitê de Extensão da FAACZ demonstra o compromisso da faculdade em levar conhecimento e práticas além dos limites da sala de aula, enriquecendo a formação de futuros psicólogos e contribuindo para a qualidade da educação em Aracruz e região.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 06/09/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste