Aula prática sobre Hemograma e Esfregaço Sanguíneo encanta alunos do curso de Enfermagem

Fotos: Divulgação

Os estudantes do 2º período do curso de Enfermagem da FAACZ participaram de uma aula prática sobre “Hemograma e Esfregaço Sanguíneo: As células do sangue envolvidas na resposta imunológica”, realizada nos Laboratórios de Biologia Geral e Microscopia e de Bioquímica e Microbiologia da faculdade. A atividade aconteceu durante a aula da disciplina de “Imunologia”, ministrada pelo professor Alan Diniz.

 

Para realizar a aula prática, o professor Alan convidou o farmacêutico Caio Bonfim, que tem especialização em Análises Clínicas e mestrado em Ciências Farmacêuticas. Segundo Diniz, a Imunologia é o terror de muitos universitários, o estudo de algo que não é visível a olho nu, com mecanismos extremamente específicos, que em muitos momentos podem realmente assustar.

 

“Quando conseguimos unir o ciclo básico com a prática clínica tudo faz mais sentido, além do processo de aprendizagem ser menos oneroso e mais satisfatório. Utilizar os recursos que temos nos laboratórios da FAACZ para propiciar essas experiências únicas aos nossos universitários é cada vez mais um compromisso que reafirmamos em todo semestre”, pontuou o professor Alan.

 

“A implementação de aulas práticas na disciplina de Imunologia, assim como em outras disciplinas, se faz importante porque propicia o aluno contextualizar o conteúdo teórico demonstrando a sua aplicabilidade prática de forma leve e integrativa. Além de ser vital para a sua formação profissional”, explicou o professor convidado, Caio Bonfim.

 

Para o estudante Lucas dos Santos Nascimento, a aula que o professor Alan proporcionou teve uma grande importância na sua vida acadêmica e na futura profissão que ele e os demais universitários da turma irão seguir.

 

“Cada aluno teve o privilégio de visualizar os esfregaços sanguíneos nos microscópios, além de ter uma aula com uma pessoa que tem grande conhecimento na área laboratorial (Caio), onde nós tiramos nossas dúvidas sobre a interpretação do hemograma”, relatou o universitário.

 

Além disso, segundo Lucas: “O professor Alan realizou a coleta do meu sangue, e o convidado Caio efetuou o esfregaço sanguíneo, mostrando para a turma como é realizado. Em seguida, foi feita a análise no microscópio e tivemos como conclusão que minhas células sanguíneas estavam ótimas. As aulas de laboratório são de extrema importância, pois assimilamos melhor o conteúdo teórico estudado”, afirmou.

 

De acordo com a aluna Emily Loureiro Tetzlaff, a aula que tivemos na FAACZ foi de muito proveito. “Pudemos observar as células do sangue através de esfregaços sanguíneos. Tivemos ainda a oportunidade de analisar diferentes hemogramas e identificar o que o aumento ou diminuição de cada célula indica. Sem contar que, visualizamos de perto a retirada de sangue, de um aluno, e a realização de uma lâmina de esfregaço, com análise em tempo real”, disse a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 19/09/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste