Professora da FAACZ utiliza diversas estratégias para estimular o ensinar e aprender dos universitários

A professora Helania Mara Grippa Rui, que ministra a disciplina de “Saúde e Meio Ambiente”, no curso de Enfermagem da FAACZ, vem utilizando diversas estratégias para estimular o ensinar e aprender dos universitários do 3º período de Enfermagem. Entre as propostas inovadoras está uma atividade de pesquisa sobre a temática “As Quatro Ecologias: Ambiental, Política e Social, Mental e Integral”, que teve como base o livro homônimo do escritor, professor e filósofo Leonardo Boff.

 

Leonardo tem trabalhos reconhecidos internacionalmente, por sua defesa dos direitos dos pobres e excluídos, bem como por desenvolver um trabalho relacionado, principalmente, às questões ambientais. Orientados pela professora Helania, os universitários utilizaram vários recursos de pesquisa, inclusive o Google Forms (aplicativo de gerenciamento de pesquisas que serve para pesquisar dados e coletar informações sobre as questões pertinentes), sendo utilizado para levantar dados do município de Aracruz, considerando a temática “Ecologia”.

 

Imagem Divulgação

Em grupos, após pesquisar, os alunos tinham que relacionar a temática das Quatro Ecologias com o contexto regional em que vivem, neste caso, o município de Aracruz, no Espírito Santo. “Essa atividade de pesquisa utilizando os recursos digitais pelos acadêmicos, proporcionaram momentos de aprendizagens diferenciadas, atrativas e de conhecimento, principalmente, trazendo conhecimentos e informações que não seriam possíveis encontrar sem a pesquisa realizada”, pontuou a professora da FAACZ.

 

Ainda de acordo com Helania: “Além disso, o estudo desenvolvido permitiu que as alunas do curso de Enfermagem pudessem aprofundar os estudos sobre Ecologia, de maneira a integrar com a realidade local, em que vivem, detalhando e correlacionando ainda mais o conhecimento com a vivência”, afirmou.

 

Para a aluna de Enfermagem, Débora Soares Martins, na disciplina de Saúde e Meio ambiente, os estudantes estão obtendo vários aprendizados e uma das maiores ações foi a pesquisa realizada que cominou na apresentação do Seminário com a temática “Ecologia”.

 

“Após a pesquisa ficou evidenciado, ainda mais, as informações sobre a cobertura de água de Aracruz e as parcerias do município com o SAAE, para que estes, com muito empenho possam elaborar e desenvolver projetos para que a comunidade de Aracruz não fique sem água. Além disso, apresentamos relatos, depoimentos de moradores sobre as perspectivas do município no campo da sustentabilidade”, relatou a universitária de Enfermagem.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste