Universitários de Enfermagem participam de comemorações ao Dia Internacional da Mulher

Universitários realizaram testes rápidos de DST/HIV/AIDS, hepatites virais e sífilis. Fotos: Divulgação

Na semana do Dia Internacional da Mulher (08/03), universitários do curso de Enfermagem da FAACZ participaram, no último dia 10, de uma ação de saúde promovida pela Secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Aracruz. A ação aconteceu no estacionamento da Semsa e teve como objetivo oferecer prevenção e melhoria da saúde das servidoras públicas municipais.

 

Durante o evento, os universitários realizaram testes rápidos de DST/HIV/AIDS, hepatites virais e sífilis. A vacinação contra tétano, hepatite e aplicação da tríplice viral foi realizada pelos profissionais da sala de imunização da Semsa. Os acadêmicos do curso de Enfermagem da FAACZ também participaram de uma homenagem realizada na Câmara Municipal de Aracruz, no último dia 08, em respeito ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem foi feita às servidoras desta Casa de Leis, e estendeu seus votos de estima e consideração a todas as mulheres do município de Aracruz.

 

Na ocasião, a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Aracruz, Dr.ª Amanda da Silva Barbosa, fez uma palestra onde abordou o tema “Violência contra a mulher”, elucidando questões importantes sobre o assunto, e fazendo uso de sua experiência na área para destacar que a vítima jamais deve se sentir responsável pelas agressões que sofre, sejam elas físicas ou psicológicas, e encorajando essas mulheres a denunciarem seus agressores.

 

Alunas de Enfermagem foram premiadas com brindes sorteados pela Casa de Leis.

A delegada ressaltou ainda que, para diminuir os conflitos e os altos índices de violência contra a mulher, é preciso empoderar as mulheres e conscientizar os homens. Durante o evento, algumas alunas do curso de Enfermagem da FAACZ foram premiadas com brindes que foram sorteados pela Casa de Leis. Os universitários foram acompanhados nos eventos pela preceptora do curso de Enfermagem, Sheila da Penha Moraes Santos, que supervisionou todas as atividades dos acadêmicos.

 

“Como enfermeira e preceptora do curso de Enfermagem, percebo que é um aprendizado muito grande para nossos alunos colocarem em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Em atividades práticas, como as que realizamos em eventos que participamos, os estudantes são supervisionados por mim. O que dá a eles segurança e autonomia ao que será fundamental no processo de trabalho após formados. Estes momentos possibilitam o desenvolvimento do senso crítico de nossos alunos. Sendo um facilitador dentro do processo de trabalho”, pontuou a preceptora do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste