Disciplina de “Pesquisa em Saúde I”: Estimulando a autonomia dos alunos de Enfermagem no processo de aprendizagem

Fotos: Divulgação

No curso de Enfermagem da FAACZ, especificamente no 3º período, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma disciplina essencial para sua formação acadêmica e profissional: “Pesquisa em Saúde I”, ministrada pela professora Lanna Clicia Carrijo. Ao longo do Primeiro Semestre, foram abordados diversos temas relacionados à “Metodologia Científica”, com enfoque na aplicação desses conhecimentos no campo da saúde, além de orientações para a elaboração de “Projetos de Pesquisa”.

Uma das características marcantes dessa disciplina foi a priorização das técnicas de metodologias ativas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento da autonomia dos universitários no processo de aprendizagem. A professora Lanna buscou estimular a participação ativa dos alunos, promovendo discussões, debates e atividades práticas que contribuíram para a consolidação dos conceitos apresentados em sala de aula.

No dia 22 de junho, os estudantes tiveram uma aula especial no Laboratório de Informática da faculdade, com o objetivo de aprenderem de forma aplicada as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos acadêmicos. Cada acadêmico teve acesso a um computador, onde puderam compreender e praticar as diretrizes da ABNT, que foram aplicadas na finalização do “Projeto de Pesquisa”, desenvolvido em grupo, ao longo das aulas da disciplina.

Diego Medani Cavaglieri, um dos alunos da turma, compartilhou sua experiência nessa aula prática: “A aula de “Pesquisa em Saúde I”, que aconteceu no dia 22 de junho, foi um pouco diferente do normal. Fomos para a sala de Informática, onde pudemos colocar em prática tudo o que a professora Lanna nos ensinou ao longo do curso. Assim, conseguimos finalizar o nosso artigo com a orientação dela. Aprendemos um pouco mais sobre as normas, a estrutura e como se constrói e organiza citações diretas e indiretas, além das referências bibliográficas. Foi uma aula muito produtiva e enriquecedora”, disse o universitário da FAACZ.

Já no dia 29 de junho, ocorreu a tão aguardada apresentação dos projetos elaborados pelos grupos ao longo do Primeiro Semestre. Na ocasião, cada equipe teve a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e demonstrar os resultados alcançados. Ao final das apresentações, a turma se reuniu para uma confraternização, fortalecendo ainda mais os laços entre os universitários do curso de Enfermagem.

Isabela Nunes Moreira, outra estudante que participou da disciplina, ressaltou a importância das aulas ministradas pela professora Lanna: “As aulas com a professora Lanna da disciplina de “Pesquisa em Saúde I” foram muito importantes. Realizamos a montagem de um artigo de uma forma bem didática, instrumentado pela professora. Na última aula, realizamos a apresentação do artigo e logo após fizemos uma confraternização, na qual podemos conversar sobre diversos assuntos, inclusive sobre os artigos apresentados”, relatou empolgada a estudante universitária.

 

A disciplina de “Pesquisa em Saúde I”, sob a orientação da professora Lanna Clicia Carrijo, proporcionou aos estudantes do curso de Enfermagem da FAACZ, especialmente os do 3º período, uma experiência enriquecedora no campo da “Metodologia Científica” e da elaboração de “Projetos de Pesquisa”. Por meio de aulas interativas e práticas, os universitários puderam aprimorar seus conhecimentos e habilidades, fortalecendo sua formação acadêmica e preparando-se para futuros desafios na área da Saúde.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 12/07/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste