FAACZ estimula o engajamento dos estudantes de graduação na transformação social com a disciplina de “Extensão Interdisciplinar I”

Fotos: Alessandro Bitti

A FAACZ ofertou no Primeiro Semestre de 2023, aos alunos do 1ª período dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica a disciplina de “Extensão Interdisciplinar I” como parte de seu compromisso social com a formação de profissionais conscientes, engajados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar coletivo.

 

Sob a orientação dos professores, Marcos Roberto Teixeira Halasz e Lanna Clicia Carrijo, os alunos tiveram a oportunidade de se envolver em atividades que contribuem para o desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico de uma comunidade específica. A disciplina ministrada pelos docentes tem como objetivo engajar os estudantes em situações reais, permitindo-lhes compreender as demandas e necessidades da sociedade e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de suas trajetórias acadêmicas.

 

Além disso, a disciplina busca estimular o senso de responsabilidade social e cidadania, promovendo uma consciência crítica sobre os problemas enfrentados pela comunidade e incentivando a busca por soluções. Dessa forma, durante o Primeiro Semestre de 2023, os universitários tiveram a oportunidade de apresentar os projetos que serão desenvolvidos, no próximo Semestre, na disciplina de “Extensão Interdisciplinar II”.

 

No último dia 04, ocorreu a apresentação dos trabalhos realizados pelos universitários. O momento teve como objetivo compartilhar o planejamento para a execução das atividades e promover a troca de ideias entre os colegas. Por isso, os universitários da FAACZ apresentaram uma variedade de temas, demonstrando sua diversidade de interesses e áreas de atuação. Os trabalhos apresentados, foram:

Esporte Clube Aracruz: resgatando a história do clube e mostrando sua importância para cidade de Aracruz e região;

–  A baixa visibilidade do Museu da Cultura Italiana, Casa da Cultura “Angélica Pandolfi”: investigando estratégias para aumentar a visibilidade e o interesse do público pelo museu, destacando sua importância na preservação da cultura italiana;

Os Impactos Econômicos e Sociais de Portocel na Cultura e Qualidade de Vida da População Local: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável: analisando os impactos positivos e negativos da atividade portuária na região e propondo soluções para maximizar os benefícios e minimizar os impactos negativos;

O Surgimento do Bairro Coqueiral: investigando a história e a evolução do bairro, a fim de valorizar a sua importância para a comunidade de Aracruz.

O Resgate da Cultura do Congo: propondo ações para preservar e revitalizar a cultura do Congo, destacando sua importância histórica e cultural para a comunidade local;

Igrejinha de Nossa Senhora do Monte Serrat: explorando estratégias para preservar e promover o patrimônio cultural representado pela igreja;

Inserção das atuais tecnologias na Cultura Indígena: investigando como as tecnologias podem ser utilizadas de forma sustentável para preservar e fortalecer a cultura indígena.

O aluno Talles Daudt Silviano, do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ, compartilhou sua opinião sobre a experiência na disciplina de “Extensão Interdisciplinar I”. Ele destacou o empenho de todos os envolvidos no desenvolvimento do trabalho em grupo e as habilidades de pesquisa.

 

“Diante da realização do Pré-projeto de Extensão Interdisciplinar, percebi que todos os envolvidos extraíram bons resultados, empenhando-se para o desenvolvimento do trabalho e, fortificando assim, a atividade em grupo e a habilidade de pesquisa e desenvolvimento. Tenho altas expectativas para a realização em si do projeto, que está previsto para o próximo Semestre”, relatou entusiasmado o universitário do 1º período do curso de Engenharia Mecânica.

 

Segundo a professora Lanna Clicia Carrijo, a disciplina de “Extensão Interdisciplinar I” na FAACZ tem se mostrado uma oportunidade valiosa para que os estudantes possam aplicar seus conhecimentos em benefício da comunidade e desenvolver habilidades essenciais para a sua formação profissional.

 

“Com uma abordagem interdisciplinar, os universitários são incentivados a pensar de forma ampla e a buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela sociedade atual. A expectativa é que os projetos desenvolvidos nessa disciplina tenham um impacto positivo e duradouro na comunidade local”, afirmou a docente da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 13/07/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste