Roda de conversa na FAACZ amplia conhecimento sobre avaliação psicológica

Foto: Divulgação

No dia 1º de novembro, alunos dos 4º e 6º períodos do curso de Psicologia da FAACZ tiveram a oportunidade de participar de uma enriquecedora roda de conversa sobre avaliação psicológica. O evento contou com a presença da psicóloga convidada, Sthéfany Soares Santos Alvarenga, mestra em Psicologia pela UFES e especialista em Neurociências Aplicadas ao Comportamento pela UFRJ, e em Avaliação e Diagnóstico Psicológico pela PUC-MG.

 

Sthéfany Alvarenga, que acumula uma experiência de aproximadamente 10 anos na área de avaliação psicológica, apresentou aos estudantes diversos contextos em que essa prática se faz presente. A avaliação psicológica desempenha um papel fundamental em áreas como gestão de pessoas, atuação hospitalar, trânsito, neurodesenvolvimento e clínica, onde pode ser aplicada desde o psicodiagnóstico até terapias familiares e avaliações pré-cirúrgicas.

 

Durante sua fala, a psicóloga destacou a importância dos aspectos éticos e técnicos envolvidos na avaliação psicológica, ressaltando na necessidade de abordá-la sob uma perspectiva do cuidado. Ela afirmou que “nenhuma Psicologia pode estar em favor de rotular os sujeitos, mas de estabelecer alguma relação de cuidado durante a avaliação e ao final”.

 

Ao longo da roda de conversa, os universitários tiveram a oportunidade de fazer perguntas à psicóloga, explorando temas como o mercado de trabalho na área de avaliação psicológica. Sthéfany Alvarenga enfatizou que o mercado está aberto a profissionais da área, oferecendo diversas possibilidades de atuação.

 

Também foram respondidas pela psicóloga perguntas a respeito da personalização da montagem de uma bateria de testes, a realização de avaliações psicológicas sem o uso de testes psicológicos e questões relacionadas a testes específicos. Sthéfany Alvarenga esclareceu que, embora os testes psicológicos sejam ferramentas importantes, eles não são os únicos recursos à disposição dos profissionais.

 

De acordo com a psicóloga, entrevistas estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas, recursos lúdicos e a observação do comportamento do indivíduo avaliado também fazem parte do processo de avaliação. A escolha das ferramentas de observação mais adequadas varia de caso a caso e é sempre personalizada, refletindo a singularidade de cada indivíduo.

 

Sheila Mara Jeronymo, aluna do 6º período de Psicologia, compartilhou sua impressão sobre a palestra, afirmando que “foi bem pertinente agregar aos nossos conhecimentos, enquanto aluna, foi esclarecedor trazer pessoas que trabalham com os instrumentos psicológicos e falar de forma eficaz as suas experiências enquanto profissionais”.

 

Taissa Guastti Pignaton, também aluna do 6º período, destacou a importância desses momentos de interação com profissionais da Psicologia. Ela afirmou que “esses momentos de troca com profissionais de Psicologia são uma forma muito enriquecedora de articularmos o conteúdo aprendido com a visão prática. Consegui tirar as minhas dúvidas e entender um pouco mais sobre a avaliação psicológica”.

 

A roda de conversa promovida pela FAACZ demonstra o compromisso da instituição em enriquecer a formação de seus estudantes, proporcionando oportunidades de aprendizado prático e contato com profissionais experientes, como Sthéfany Alvarenga. A iniciativa contribui para a preparação dos futuros psicólogos, expandindo seu conhecimento e consciência sobre a complexidade da avaliação psicológica e suas aplicações nos diversos campos da Psicologia.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 09/11/2023

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