Orientação Profissional foi o tema central do primeiro Ciclo de Palestras do curso de Psicologia

Foto: Divulgação

Os estudantes do 3º período de Psicologia da FAACZ deram início, no mês de maio, em um Ciclo de Palestras. A palestrante convidada foi a professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Carmem Virgínia Moraes da Silva, que abordou o tema “A proposta de orientação profissional na abordagem socio-histórica”.

 

A atividade aconteceu pela plataforma Teams da Microsoft e foi acompanhada pela professora do curso de Psicologia da FAACZ, Fernanda Silva de Almeida Resende. Virgínia é graduada em Psicologia (UFMG), mestre em Psicologia (UFRN), doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e pós-doutoranda em Psicologia (USP). Além disso, tem experiência como Psicóloga Escolar e Educacional há mais de 20 anos.

 

“Há diferenças entre uma orientação profissional e vocacional dentro da abordagem socio-histórica. Essa abordagem é uma Psicologia que nasce da Psicologia Social, pois tem um cunho de intervenção forte no âmbito social. Temos que pensar o sujeito e a sua relação com a sociedade, pois a habilidade é construída conforme o meio no qual o indivíduo está inserido. Sem contar que, uma sociedade produz cultura, tem marcos sociais, políticos, dentre outros”, pontuou a psicóloga convidada.

 

Virgínia apresentou uma proposta de intervenção realizada em etapas. Fotos: Divulgação

Na ocasião, a palestrante trouxe uma perspectiva de orientação profissional, considerando o sujeito concreto e ativo em seu meio, desconstruindo a ideia de vocação como uma habilidade natural. “Orientação profissional possibilita uma escolha profissional em sintonia com o conhecimento de si mesmo e da realidade do mercado de trabalho, uma escolha refletida e discutida que envolve angústia, dificuldades, concessões e também alegrias, no sentido de a pessoa assumir como responsável por si”, explicou Virgínia.

 

A palestrante apresentou uma proposta de intervenção utilizada por ela, com seus alunos, realizada em etapas. “Há 20 anos trabalho na área educacional e com crianças. Três grandes temas norteiam a orientação profissional: o significado da escolha (4 sessões); o trabalho (2 sessões); autoconhecimento e informação profissional (09 sessões). A escolha é muito mais ampla do que apenas profissional envolve as mudanças e opções que temos durante a vida do Ensino Fundamental ao Médio, ao Técnico Profissionalizante, ao Ensino Superior, por exemplo”, ressaltou Virgínia que também falou sobre alguns trabalhos realizados e apresentados em anais de congressos, etc.

 

Segundo a professora Fernanda o momento foi bem proveitoso. “Esse olhar da Psicologia Socio-Histórica não é comum em nosso estado e os alunos puderam ver o funcionamento dela na prática. A orientação profissional é mais um processo de autoconhecimento do que o processo de qual é a profissão da sua vida. Os universitários gostaram muito e pediram a Virgínia que voltasse outras vezes”, disse a professora do curso de Psicologia da FAACZ.

 

Virgínia também explicou para os universitários que as profissões e ocupações não são perenes e imutáveis; o ser humano é multideterminado; as pessoas podem lutar para mudar as condições em que vivem, tanto individual quanto coletivamente; entende o indivíduo na sua relação com a sociedade; problematiza o conceito de vocação; não existe natureza humana, existe condição humana; o homem é um ser ativo, social e histórico; o homem é criado pelo próprio homem; o homem concreto é objeto da Psicologia.

 

A palestrante finalizou dizendo: “A prática promotora de saúde a partir de reflexões sobre diversos aspectos, dá ao indivíduo a possibilidade de se apropriar de suas determinações. Que trabalho escolher, do que gosta, que futuro deseja, qual será uma boa escolha, dentre outros questionamentos”, salientou a convidada especial.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

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