Bancas de TCC do curso de Psicologia da FAACZ revelam diversidade de temas e riqueza acadêmica

Fotos: Divulgação

A segunda-feira (04/12) marcou o início das apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da turma do 10º período do curso de Psicologia da FAACZ, com cinco bancas de defesa realizadas no primeiro dia. A expectativa é que as apresentações continuem nos próximos dias, consolidando um momento significativo no percurso acadêmico dos estudantes. As bancas de TCC, além de serem cruciais para o processo acadêmico, representam um marco significativo na trajetória dos alunos.

 

Essas apresentações, realizadas no último ano da graduação, são oportunidades para os estudantes demonstrarem o conhecimento adquirido ao longo do curso e defenderem suas pesquisas diante de uma comissão avaliadora. Além da exposição oral, cada aluno apresenta um texto em formato de artigo científico, que será posteriormente disponibilizado virtualmente no repositório da faculdade, contribuindo para o acervo de conhecimento da instituição.

 

A diversidade de temas abordados nas bancas de TCC reflete a amplitude de áreas de estudo e a riqueza da pesquisa acadêmica, como ressalta a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, a professora Stéfani Martins Pereira. “Desde trabalhos mais teóricos até projetos práticos e experimentais, as bancas proporcionam um panorama do que está sendo produzido na academia e promovem o intercâmbio de conhecimentos entre alunos, professores e especialistas convidados”, explicou Martins.

Os temas abordados pelos estudantes neste ano incluem uma ampla gama de assuntos relevantes para a Psicologia Contemporânea. Cada pesquisa evidencia a dedicação e o esforço dos graduandos em explorar áreas diversas dentro da Psicologia. Os temas apresentados pelos estudantes demonstram a versatilidade e profundidade das pesquisas realizadas. Dentre os TCCs, destacam-se:

 

  • Juliana Alves de Oliveira – “O brincar na Psicoterapia com crianças: Uma leitura com a Psicanálise”;
  • Welington Nascimento Ribeiro Filho – “A Psicologia e as práticas em Psicoeducação”;
  • Elizangela Nogueira Rocha – “Narrativas com mulheres mães de crianças neuroatípicas: Uma análise da saúde mental da mulher”;
  • Thalia Fantin de Oliveira – “Cuidado em saúde mental dos jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto em municípios da macrorregião norte do ES”;
  • Nathalia Cristina Piffer Deptulsqui Natali – “Impacto do período perinatal no relacionamento do casal: Uma análise dos fatores psicológicos envolvidos com foco na sexualidade”;
  • Pedro Ribeiro Costa – “TDAH e as consequência na vida adulta”;
  • Nathália Imberti Ravani – “Psicanálise e a clínica com autismo: Narrativas de um estágio”.

E outros trabalhos igualmente relevantes, abordando temas que vão desde ansiedade infantil até a inserção de indígenas no Ensino Superior e a Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde.

 

  • Ana Clara de Oliveira Moreira – “Ansiedade infantil: Principais causas e consequências no contexto escolar”;
  • Lorrayne Del Caro Zanoni – “Influencers de moda e beleza e o discurso de ódio no Instagram”;
  • Jossana Ribeiro Viana – “Psicologia e surdez: O trabalho do psicólogo como estratégia de cuidado da saúde mental de pessoas surdas”;
  • Luciana das Virgens Chagas – “Grupo como ferramenta de cuidado: Revisão bibliográfica à luz da Teoria Cognitivo-Comportamental”;
  • Thaysa Vidigal – “O uso das tecnologias e as implicações no comportamento social dos adolescentes”;
  • João Francisco André Lacerda Pajehú – “O processo de inserção de indígenas no Ensino Superior”;
  • Lígia Carla da Silva Batista – “Atividade física e os impactos na saúde mental”;
  • Jessyka Oliveira Gonçalves – “Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde”.

Os professores orientadores desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento dos trabalhos. Stéfani Martins Pereira, Marta Regina Rossoni, Karina de Andrade Fonseca, Danielle Guss e Júlia Carvalho dos Santos foram responsáveis por guiar e apoiar os estudantes durante todo o processo de pesquisa e elaboração dos trabalhos.

 

As próximas sessões prometem apresentações igualmente fascinantes, consolidando o comprometimento da FAACZ com a excelência acadêmica e a contribuição para o avanço do conhecimento em Psicologia. Estas defesas de TCC não apenas representam a conclusão de uma etapa na jornada acadêmica dos estudantes, mas também destacam a relevância e a vitalidade da pesquisa psicológica na comunidade educacional local.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 07/12/2023

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