Ação de Extensão na escola prof. Aparício Alvarenga: Diálogo sobre futuro profissional e prevenção à violência

Fotos: Divulgação

Na última terça-feira (05/12), universitários dos cursos de Direito e Psicologia da FAACZ conduziram uma ação de extensão na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Aparício Alvarenga, situada no distrito de Guaraná, em Aracruz (ES). A iniciativa contou também com a presença da coordenadora do curso de Psicologia, professora Stéfani Martins Pereira, e envolveu estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio.

 

A ação teve início com um momento direcionado aos alunos do Ensino Médio, focando em temas relacionados ao futuro profissional e ao mercado de trabalho. Os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a formação acadêmica, ingresso na graduação, possibilidades de custeio e financiamento dos estudos, entre outros tópicos relevantes, proporcionando uma visão mais clara aos alunos do Ensino Médio sobre os passos que antecedem o Ensino Superior.

 

Os universitários da FAACZ, representados por um aluno de Psicologia e uma aluna de Direito, compartilharam suas experiências e trajetórias acadêmicas, oferecendo insights valiosos aos jovens presentes. O diálogo direto com colegas que já vivenciaram a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior mostrou-se enriquecedor e motivador para os alunos da escola prof. Aparício Alvarenga.

 

Em seguida, o evento se estendeu à quadra da escola, onde todos os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma atividade voltada à conscientização e prevenção à violência. A coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, prof.ª Stéfani Martins Pereira, liderou essa parte da ação, destacando a delicadeza e importância do tema da violência, especialmente quando abordado em diferentes faixas etárias.

 

Durante essa segunda parte e de acordo com a professora Stéfani, os alunos foram informados sobre os diversos tipos de violência, aprenderam a reconhecê-los e foram orientados sobre as ações a serem tomadas ao identificar uma situação de violência. A ênfase recaiu sobre a promoção da conscientização e o estímulo à reflexão sobre caminhos para a prevenção desses cenários.

A professora Stéfani, ao comentar sobre a iniciativa, ressaltou a relevância da abordagem da violência em ambientes educacionais, enfatizando a importância de levar informações sobre o tema para os estudantes, capacitando-os a lidar com situações delicadas. “A ideia foi levar informações aos alunos, apresentando os tipos de violência, como reconhecê-los e o que fazer ao identificar uma situação de violência, além de como podemos começar a pensar em caminhos para a prevenção”, afirmou a docente da FAACZ.

 

Dois dos participantes da ação, Lucila Rossoni Loiola, aluna do 10º período do curso de Direito, e Marcos Antônio Doná, aluno do 6º período do curso de Psicologia, compartilharam suas impressões sobre a experiência.

 

Lucila destaca a importância de orientar os alunos que estão prestes a concluir o Ensino Médio: “Mostrar a eles como funciona esse novo ciclo, uma pequena demonstração e forma de ensino do que está por vir e como fazer para iniciar o Ensino Superior, além dos benefícios da nossa faculdade, é de suma importância. Falar da violência é muito bom para a interação dos alunos entre si e até mesmo mostrar a importância de abordar esse assunto”, comentou.

 

Por sua vez, Marcos Antônio Doná expressa sua satisfação em participar da ação. “Foi uma honra participar na manhã desta terça-feira, dia 5, na escola prof. Aparício Alvarenga, em Guaraná, de um bate-papo enriquecedor com os alunos sobre o mercado de trabalho, formação acadêmica e a questão da violência. Iniciativas como esta são importantíssimas para enriquecer e ampliar nossa formação acadêmica, proporcionando insights valiosos para o futuro”, declarou o estudante do curso de Psicologia.

 

A ação de extensão na escola prof. Aparício Alvarenga demonstrou o comprometimento da FAACZ em contribuir para a formação integral dos estudantes, promovendo diálogos construtivos e disseminando conhecimento que vai além das salas de aula universitárias. O evento deixou uma marca positiva na comunidade escolar, fortalecendo a conexão entre a instituição de Ensino Superior e a comunidade local.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 08/12/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste